PROMOBIS

Cidades se preparam para se integrar à mobilidade

Navegantes planeja estudo de mobilidade urbana; Camboriú novas vias e conexões

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Bairro-parque projetado em Navegantes deve receber 60 mil moradores (Foto: Divulgação/Vokkan)
Bairro-parque projetado em Navegantes deve receber 60 mil moradores (Foto: Divulgação/Vokkan)

Cidades que se tocam, pessoas que se movem. A conurbação entre as cidades da Amfri, ou seja, a quase inexistência de fronteiras entre os municípios, praticamente exige que os gestores municipais pensem a região e seus problemas de forma integrada. A partir desta realidade, as cidades se preparam para a conexão geográfica resultante do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí (Promobis/Amfri). O projeto prevê diversas ações, com destaque para o BRT, sistema de ônibus 100% elétrico que vai interligar as 11 cidades da região, e para o túnel submerso no rio Itajaí-açu, entre Itajaí e Navegantes. 

Continua depois da publicidade

Para o prefeito de Navegantes, Libardoni ‘Liba’ Fronza (PSD), o trabalho já começou. “A partir do segundo semestre deste ano vamos iniciar a contratação de estudo aprofundado sobre mobilidade, embora ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Para o prefeito de Navegantes, Libardoni ‘Liba’ Fronza (PSD), o trabalho já começou. “A partir do segundo semestre deste ano vamos iniciar a contratação de estudo aprofundado sobre mobilidade, embora hoje não tenhamos problemas nesse sentido no nosso ambiente urbano”, destaca Liba. O prefeito explica que os gargalos provocados pelo ferry boat foram solucionados com a alteração do acesso ao terminal de embarque, da mesma forma que o volume de tráfego pesado nas imediações da Portonave, o porto de Navegantes, que segue organizado. 

Continua depois da publicidade

Liba adianta que o estudo de mobilidade vai preparar a cidade para o Promobis e para o fluxo de pessoas advindo do desenvolvimento, como o bairro-parque projetado pela Vokkan que deverá abrigar cerca de 60 mil moradores, segundo projeções dos empreendedores. Além disso, o prefeito adianta o projeto de ampliação da Portonave para receber navios de 400 metros, além do aeroporto internacional, que também tem projetos de expansão. “Na questão mobilidade urbana, é importante falar sobre a iniciativa da implantação do transporte coletivo, que começamos com 40 mil passageiros/ano, já atingimos 80 mil/ano e vamos seguir expandindo, já prevendo a necessidade de criarmos novas linhas para atender à demanda gerada pelo BRT”, acrescenta o prefeito.

Sobre a micromobilidade, Liba destaca que o município projeta corredores exclusivos para pedestres, ciclistas e veículos autopropelidos (elétricos), iniciando pela beira-mar. “Já começamos os estudos nesse sentido, pois a intenção é separar as bikes das pessoas e dos autopropelidos, por segurança, criando corredores exclusivos para cada um”, completa Liba Fronza.

Continua depois da publicidade

Camboriú planeja novas conexões

Camboriú, cidade-mãe de BC, também já se prepara para a nova realidade projetada pelo Promobis. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano de Camboriú, Alexandre Souza Metsger, o município já está debruçado sobre o assunto. “A prioridade da nova gestão é fazer investimentos na abertura de novas vias e conexões intermunicipais, assim como a participação do município no consórcio da Amfri através do Promobis. Mesmo com o pouco tempo de mandato, os estudos já estão em desenvolvimento”, revela o secretário. “O Promobis é um marco importante para a integração regional e Camboriú está com sua participação garantida no projeto”, enfatiza Alexandre.

Sobre a importância da conexão urbana, o secretário afirma que o Promobis vem ao encontro da necessária solução contra a fragmentação do transporte. “Para Camboriú é de suma importância que a mobilidade urbana e o transporte integrado funcionem, pois vão promover maior qualidade no deslocamento da população, menor tempo nesse deslocamento, e criar novas oportunidades econômicas entre os municípios”, completa.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.97.14.85

TV DIARINHO


🏗️🖥️ CONSULTA EM SEGUNDOS! Balneário Camboriú agora tem sistema on-line pra saber se dá pra construir ...





Especiais

“Quis mudar minha cor”, diz jovem negro preso injustamente

injustiça

“Quis mudar minha cor”, diz jovem negro preso injustamente

“A goteira que cai no balde até transbordar”: as raízes sociais da ansiedade no Brasil

transtornos

“A goteira que cai no balde até transbordar”: as raízes sociais da ansiedade no Brasil

O que pensam os jovens indígenas presentes no ATL?

Mudanças climáticas

O que pensam os jovens indígenas presentes no ATL?

População sofre com poluição, mas Petrobras amplia produtividade

Refinaria Abreu e Lima

População sofre com poluição, mas Petrobras amplia produtividade

Justiça mantém condenação ao Estado brasileiro por violações ao povo Krenak

Ditadura

Justiça mantém condenação ao Estado brasileiro por violações ao povo Krenak



Blogs

Complexo esportivo

Blog do JC

Complexo esportivo



Diz aí

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

AO VIVO

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Diz aí, prefeita!

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"

AO VIVO

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"

Diz aí, João Paulo !

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.