Animais silvestres e exóticos foram apreendidos durante exposição e apresentação para crianças no Continente Shopping, em São José, na Grande Florianópolis, na tarde de sábado, numa operação do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima). O tutor dos animais é reincidente e foi multado em R$ 24,5 mil, além de responder judicialmente pelo crime ambiental.
Continua depois da publicidade
A apresentação era feita por um profissional contratado pelo shopping, que trazia informações sobre as espécies e manipulava animais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além ...
A apresentação era feita por um profissional contratado pelo shopping, que trazia informações sobre as espécies e manipulava animais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de exibir partes de animais, como por exemplo uma pele de sucuri amazônica.
Continua depois da publicidade
Os animais silvestres não tinham documentação de origem e os animais exóticos, aqueles que vieram de fora do Brasil, entraram no país ilegalmente. Eles podem, inclusive, representar risco de se tornarem espécies invasoras caso sejam soltos na natureza.
A equipe de fiscalização ficou assustada com a desorganização do evento. Em determinado momento, as crianças avançaram sobre o palco onde estavam os animais, tocando principalmente em uma jiboia e tendo acesso à mesa com caixas contendo outros bichos, inclusive uma aranha peçonhenta.
Continua depois da publicidade
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por DIARINHO - Diário do Litoral (@diarinho)
“A primeira apresentação fugiu do controle. Foi assustador. As crianças tocando nas caixas com os bichos. Houve um descontrole”, contou um profissional da fiscalização.
Como estavam previstas duas apresentações, o Ibama solicitou ao shopping que isolasse a área para a segunda demonstração. “Nossa preocupação era com os animais. A jiboia estava extremamente estressada. A segunda apresentação foi mais tranquila e depois a gente procedeu com a autuação numa área restrita do shopping”, informou.
O profissional responsável pela apresentação recebeu três multas que somaram R$ 24,5 mil e teve os animais apreendidos. Ele já havia sido autuado várias outras vezes pelo Ibama e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante da reincidência.
O shopping foi notificado a apresentar todas as informações do contrato com o profissional e terá sua conduta investigada a partir dessa documentação.
Animais apreendidos
Continua depois da publicidade
A exposição interrompida pela fiscalização se chamava “Expedição Aventura Continente” e aconteceria também neste domingo, na praça Central, para crianças até 12 anos, gratuitamente. A exposição era comandada pelo biólogo Amilton Berkenbrock, da Fundação Cobra Viva. Os animais apreendidos na exposição foram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Rio Vermelho, em Floripa.
Ao DIARINHO, o shopping informou que o profissional assinou um termo de conduta e compromisso em que se declara cumpridor da legislação inclusive a ambiental. "O estabelecimento vai submeter nesta segunda-feira todas as informações solicitadas pelos órgãos responsáveis", destacou, em nota, o Continente Shopping.