Animais silvestres e exóticos foram apreendidos durante exposição e apresentação para crianças no Continente Shopping, em São José, na Grande Florianópolis, na tarde de sábado, numa operação do Ibama e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima). O tutor dos animais é reincidente e foi multado em R$ 24,5 mil, além de responder judicialmente pelo crime ambiental.
Continua depois da publicidade
A apresentação era feita por um profissional contratado pelo shopping, que trazia informações sobre as espécies e manipulava animais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de exibir partes ...
A apresentação era feita por um profissional contratado pelo shopping, que trazia informações sobre as espécies e manipulava animais como aranhas, serpentes, anfíbios e roedores, além de exibir partes de animais, como por exemplo, uma pele de sucuri amazônica.
Continua depois da publicidade
Os animais silvestres não tinham documentação de origem e os animais exóticos, aqueles que vieram de fora do Brasil, entraram no país ilegalmente. Eles podem, inclusive, representar risco de se tornarem espécies invasoras caso sejam soltos na natureza.
A equipe de fiscalização ficou assustada com a desorganização do evento. Em determinado momento, as crianças avançaram sobre o palco onde estavam os animais, tocando principalmente em uma jiboia e tendo acesso à mesa com caixas contendo outros bichos, inclusive uma aranha peçonhenta.
Continua depois da publicidade
“A primeira apresentação fugiu do controle. Foi assustador. As crianças tocando nas caixas com os bichos. Houve um descontrole”, contou um profissional da fiscalização.
Como estavam previstas duas apresentações, o Ibama solicitou ao shopping que isolasse a área para a segunda demonstração. “Nossa preocupação era com os animais. A jiboia estava extremamente estressada. A segunda apresentação foi mais tranquila e depois a gente procedeu com a autuação numa área restrita do shopping”, informou.
O profissional responsável pela apresentação recebeu três multas que somaram R$ 24,5 mil e teve os animais apreendidos. Ele já havia sido autuado várias outras vezes pelo Ibama e responderá judicialmente pelo crime ambiental, com agravante da reincidência.
O shopping também foi notificado a apresentar todas as informações do contrato com o profissional e terá sua conduta investigada a partir dessa documentação.
Exposição gratuita
A exposição interrompida pela fiscalização se chamava “Expedição Aventura Continente” e aconteceria também neste domingo, na praça Central, para crianças até 12 anos, gratuitamente. A exposição era comandada pelo biólogo Amilton Berkenbrock, da Fundação Cobra Viva. Os animais apreendidos na exposição foram para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) no Rio Vermelho, em Floripa.