ABASTECIMENTO

Alto consumo e apagões causam falta de água em Itajaí

Reservatório do Morro da Cruz está zerado; outros dois têm menos da metade de água

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Semasa deve lançar licitação para nova estação compacta de tratamento de água ainda neste mês (Foto: Divulgação)
Semasa deve lançar licitação para nova estação compacta de tratamento de água ainda neste mês (Foto: Divulgação)

Moradores dos bairros Fazenda, Praia Brava e São João sentiram falta de água nas torneiras na segunda-feira devido à baixa nos reservatórios do Semasa, em Itajaí. Os três reservatórios ficaram em estado crítico: o do Morro da Cruz passou o dia zerado e os outros dois operaram com menos da metade da capacidade.

Continua depois da publicidade

O problema começou ainda na madrugada, quando uma queda de energia afetou as unidades do sistema de tratamento de água do Semasa. Após a interrupção, os geradores da estação foram acionados ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O problema começou ainda na madrugada, quando uma queda de energia afetou as unidades do sistema de tratamento de água do Semasa. Após a interrupção, os geradores da estação foram acionados, mas a capacidade de produção ficou reduzida, com menor vazão de água potável e impactando a reservação.

Continua depois da publicidade

Aliado ao alto consumo, o problema levou os reservatórios ao nível crítico. O Morro da Cruz ficu zerado, enquanto o Arapongas passou o dia com 40% da capacidade e o São Roque apenas 20%.

A capacidade total de armazenamento é de 8,1 milhões de litros no São Roque, 5,5 milhões no Morro da Cruz, 4 milhões no Arapongas e 750 mil litros em Cabeçudas. “As duas principais estações de tratamento, Eta São Roque e Eta Arapongas, seguem operando com capacidade máxima”, informou o Semasa.

Continua depois da publicidade

Com as temperaturas acima dos 30ºC previstas para os próximos dias, o Semasa reforça a necessidade de consumo consciente da água, priorizando a hidratação e evitando desperdícios, e avisa que o problema pode voltar a se repetir, principalmente nos bairros: Praia Brava, Fazenda, São João, Itaipava, Ressacada, Nossa Senhora das Graças, São Vicente e Dom Bosco.

Para solucionar o problema a médio e longo prazo, o Semasa projeta novos investimentos na estrutura da autarquia municipal. Ainda neste mês, será lançado o edital de licitação para uma nova estação compacta de tratamento de água, com capacidade para processar 250 litros por segundo. A previsão é que a nova estação entre em operação na temporada de verão 2025/2026. “Outros projetos, como uma estação de tratamento no bairro Itaipava e três novos reservatórios em pontos estratégicos já estão em andamento”, informa o Semasa.

Calor de fevereiro bate recorde

Fevereiro está pegando fogo na região. O calor intenso, que registrou sensação térmica de 54°C em Balneário Camboriú e 46°C em Itajaí na segunda, está 1,4°C acima da média histórica para o mês em Itajaí.

A média histórica é de 25,5°C. “Já neste ano, estamos com 1,4°C acima da média, podemos arredondar para 27°C a média do mês”, destaca o climatologista Sergey Araújo, da Univali. O calor deve continuar até a próxima semana. “Terça diminui um pouco, ficando abaixo dos 30°C. Depois, varia entre 31°C e 33°C, dependendo da cidade, podendo chegar a 34°C ou 35°C até domingo”, informa.

Sobre os temporais provocados pelo calorão, eles devem acontecer nesta semana, mas não há consenso quanto à intensidade. “Os modelos mais conservadores indicam entre 50 mm e 75 mm, enquanto outros apontam entre 100 mm e 130 mm”, completa Sergey.

A segunda foi marcada por temperaturas elevadas, com sensação térmica na casa dos 50°C na região. Veja os dados:

Continua depois da publicidade




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.145.183.156

TV DIARINHO


🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...





Especiais

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

BRASiL

Brigada indígena voluntária combate incêndios sem apoio de autoridades no Pará

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

INVESTIGAÇÃO

Garimpo ilegal migra na Amazônia e dispara na TI Sararé (MT), alerta Greenpeace

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

flagrante

Presidente do Equador é dono de empresa sócia de exportadora ligada a narcotráfico

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

Expulsão, honra, pensões?

O que acontece com militares se condenados pelo golpe?

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo

Dom Hélder Câmara:

O arcebispo que via Deus no carnaval do povo



Blogs

Festa de  Páscoa

Blog do JC

Festa de Páscoa



Diz aí

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

DIZ AÍ, PADRE LINO!

"Eu estou muito admirado com Santa Catarina de tanto feminicídio, que vergonha"

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

AO VIVO

Padre Lino Fistarol é entrevistado ao vivo pelo DIARINHO

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Diz aí, prefeita!

"Eu sou a maior fiscalizadora do meu governo"

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"

AO VIVO

Prefeita Juliana Pavan faz balanço dos três primeiros meses de governo no "Diz aí"

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"

Diz aí, João Paulo !

"Eu tenho alinhamento político, formação jurídica, acadêmica e experiência"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.