A chegada da marca na cidade faz parte do plano de expansão da fabricante no Brasil. A rede hoje conta com mais de 30 concessionárias e pretende alcançar 60 lojas em 2025. Em janeiro, a marca abriu lojas em Itajaí, Chapecó, Maringá, Cuiabá e São Paulo.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, a rede atuava até então só em Florianópolis e agora conta com duas novas lojas. A unidade de Itajaí vai atender a região do Vale do Itajaí. A loja tem os grandes modelos da marca, oficina especializada e boutique com roupas e acessórios.
A escolha da cidade tem a ver com o desenvolvimento econômico na região e a demanda aquecida do mercado de motocicletas. Em janeiro, a Royal Enfield já bateu recorde de vendas, sendo o melhor mês da história para a fabricante no Brasil, com 1903 motos vendidas.
Continua depois da publicidade
Além de expandir a rede de lojas, a marca tem novos modelos previstos pra serem lançados este ano. Outro projeto é abrir uma nova linha de montagem na Zona Franca de Manaus (AM), onde tem fábrica desde 2022.
A Royal Enfield está no Brasil desde 2017, quando abriu a primeira concessionária em São Paulo (SP). A marca domina o mercado na categoria custom, com modelos personalizados e com design clássico, sem abrir mão da sofisticação e alta tecnologia, características reconhecidas da fabricante.
A história da marca remonta a 1891, quando a empresa foi criada na Inglaterra. A produção de motos começou oficialmente em 1901. Depois, a empresa se “mudou” para a Índia. Hoje estabelecida como uma das maiores fabricantes de motos do mundo, a Royal Enfield é a marca mais antiga de motos em produção contínua.
Osvaldo Reis virou corredor econômico
A loja da Royal Enfield na avenida Osvaldo Reis reforça o endereço como corredor econômico entre Itajaí e Balneário Camboriú. O local conhecido por concessionárias de diversas marcas de carros, ganha destaque também com a chegada de novas lojas de motocicletas.
Além da marca anglo-indiana, o endereço ganhou, em novembro de 2024, a loja da Bajaj, trazendo pra região os modelos da fabricante indiana, outra em processo de expansão da rede de concessionárias no país.
No mesmo corredor, mas na avenida do Estado Dalmo Vieira, em BC, a novidade é a loja da chinesa Shineray, dentro do projeto de marcar presença nos principais mercados e grandes centros urbanos do Brasil.
Continua depois da publicidade
As marcas disputam um mercado aquecido, embora ainda dominado por modelos da Honda e Yamaha. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de motos tiveram alta de 18,6% em 2024, o melhor resultado desde 2011.
A expectativa é boa para 2025, a começar pelo resultado de janeiro, com crescimento de 6% dos emplacamentos, o que representa quase 152 mil novas motos rodando. Só as motos responderam por 44% do total de veículos emplacados neste ano, conforme a Fenabrave.