BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Depois de revolta de ex-alunas, programa de defesa pessoal para mulheres é retomado em nova versão em BC

Projeto foi reformulado sem professor que idealizou programa em 2019

João Batista [editores@diarinho.com.br]

Secretário diz que projeto antigo era de cunho pessoal, com irregularidades que serão apuradas (Foto: Divulgação PMBC)
Secretário diz que projeto antigo era de cunho pessoal, com irregularidades que serão apuradas (Foto: Divulgação PMBC)
miniatura galeria
miniatura galeria


O programa de defesa pessoal para mulheres da Guarda Municipal foi retomado pela Secretaria de Segurança de Balneário Camboriú na segunda-feira, em meio à revolta de ex-alunas que criticaram a mudança feita pelo secretário Evaldo Hoffmann. Ele foi acusado de se apropriar do projeto que era tocado pelo instrutor Felipe Platt, da Guarda Municipal, por suposta rivalidade com o ex-secretário de Segurança, Gabriel Castanheira.

Continua depois da publicidade

Em nota após a polêmica, Evaldo Hoffmann afirmou que o projeto não poderia ser mantido da maneira como era feito, por ser “de cunho pessoal do professor”. No novo modelo, o programa foi ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

Em nota após a polêmica, Evaldo Hoffmann afirmou que o projeto não poderia ser mantido da maneira como era feito, por ser “de cunho pessoal do professor”. No novo modelo, o programa foi institucionalizado, ganhando o nome de “Luta por elas” e ficando sob a coordenação do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas (Cefag), responsável por todos os cursos da Guarda Municipal.

Continua depois da publicidade

O secretário informou que será aberto processo administrativo para apurar suposto caso de improbidade administrativa e desvio de função do antigo instrutor do projeto. Isso porque o guarda municipal tinha salário como supervisor da GM mas, segundo o secretário, não atuava na função desde que havia iniciado o projeto dele de defesa pessoal.

“Mesmo sem atuar na função, o guarda municipal em questão recebia para tal, o que caracteriza improbidade administrativa. Outro ponto é que, diante de férias, problemas de saúde e outras necessidades de cunho pessoal, o projeto ficava paralisado até a possibilidade de retorno do instrutor”, relatou Evaldo.

Continua depois da publicidade

Horas extras indevidas

Além disso, o professor teria recebido indevidamente horas extras, mesmo sem estar trabalhando nas ruas durante o período de cerca de três anos em que não atuou na função de origem na GM. “Se as gratificações forem consideradas irregulares, os envolvidos nessa improbidade administrativa serão responsabilizados”, afirmou o secretário.

Evaldo conta que no início do ano, ao assumir a pasta da segurança, determinou que o programa fosse gerido de forma legal e institucional, pelo centro de formação da GM. Segundo o secretário, o guarda municipal teve a chance de continuar no projeto, podendo se inscrever como professor voluntário, mas o servidor não quis.

“Foram abertas as inscrições para todos os guardas municipais, que desde que sejam habilitados, pudessem se voluntariar para atuar no programa, o que não foi feito pelo guarda municipal em questão. Hoje, já contamos com mais de 220 inscrições de mulheres para o programa, e mesmo diante da necessidade não contamos com a inscrição voluntária do antigo instrutor”, explica.

 

Aulas voltaram nesta semana com novos professores

Secretário diz que antigo projeto era de cunho pessoal, com irregularidades que serão apuradas

Secretário diz que antigo projeto era de cunho pessoal, com irregularidades que serão apuradas

Continua depois da publicidade

 

A volta do programa, agora no modelo institucionalizado, teve a aula inaugural na noite de segunda-feira, na sede da secretaria de Segurança. O projeto iniciou com 35 alunas e dois instrutores, um guarda municipal e um agente de trânsito. Mais professores irão integrar a equipe por meio de parceria com a Fundação Municipal de Esportes pra disponibilização de profissionais. 

O projeto também tem parceria com o Grupo de Proteção à Mulher (GPM), da Guarda Municipal, e contará com a estrutura da secretaria e supervisão do Cefag pra padronização e evolução do programa. As aulas rolam nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 20h30, na sede da secretaria, na marginal Oeste, 2381, bairro dos Municípios. Está prevista uma turma nas manhãs de sábado, em horário a ser definido.

O secretário Evaldo Hoffmann adiantou que, nos próximos meses, o programa terá um novo braço com a abertura de turmas exclusivas para idosos. As aulas são gratuitas e oferecem, além do espaço físico para as atividades, materiais para as alunas, como luvas de treinamento, camisetas e aparadores. A parceria do curso com o GPM fará ações de integração e dará apoio jurídico para as mulheres vítimas de violência doméstica.

“Esse projeto é incrível, e reforça o compromisso do nosso governo com a defesa das mulheres. Nós temos dois professores com grande currículo, fora os outros que ainda virão e que, com certeza, serão a virada de chave na vida de muitas mulheres que terão aula não apenas pelo aprendizado, mas pela oportunidade de se defender no dia a dia das lutas diárias que a vida impõe”, comentou a prefeita Juliana Pavan (PSD).

Continua depois da publicidade

 

Revolta por suspensão e reformulação do projeto

Mulheres que eram alunas do projeto criticaram a mudança, denunciando que seria pra prejudicar o antigo instrutor por desavença do atual secretário com o ex-chefe da pasta. O projeto foi idealizado por Felipe Platt em 2019 e contava com apoio da gestão anterior. Cerca de 400 mulheres participavam das aulas. Em janeiro, elas fizeram um abaixo-assinado quando souberam que o projeto voltaria sem o instrutor.

O protesto ganhou as redes sociais, com pedidos para a volta do professor. O secretário Evaldo Hoffmann foi acusado de machista por desprezar as reivindicações das mulheres e ignorar as manifestações das alunas, após a secretaria de Segurança divulgar um vídeo sobre a reformulação do programa e a retomada das aulas sem o antigo professor.

Uma das alunas do antigo instrutor, Gaby Maia, contou que todas as mulheres sabiam que o programa era um projeto pessoal do instrutor Felipe. Ela lembra que o projeto estava dando muito certo até ser suspenso “do nada”. Assim como outras alunas, Gaby saiu em defesa do professor. Ela diz que só participará do projeto com a volta do instrutor. 

Continua depois da publicidade

“Começaram a colocar ele [Felipe] com um vilão, mas o projeto nos ajudou e muito”, afirma. “Nos deu autoconfiança para enfrentarmos as nossas dificuldades com a cabeça erguida”, completa. Ela destaca ainda que não era só um projeto das mulheres, mas da família, pois muitas alunas levavam os filhos e os netos porque não tinham com quem deixar as crianças.

Com isso, as aulas eram adaptadas pelo instrutor, garantindo o acolhimento. “As crianças saíam de lá com vontade de retornar à aula”, frisa. Com a mudança de governo, Gaby diz que o projeto foi cancelado sem que as alunas fossem informadas. “E quando fomos nos informar sobre, foi alegado que era um projeto pessoal e errôneo. Mas é engraçado que o projeto deu certo por quatro anos e, ‘do nada’, virou errôneo justamente na troca de governo”, disse.

Ela ressalta que o projeto só retornou porque as alunas se mobilizaram, mas lamentou que o idealizador do programa não foi mantido, apesar dos pedidos e do abaixo-assinado pra que ele continuasse. Felipe Platt é guarda municipal e já teve o projeto de defesa pessoal reconhecido em duas moções na Câmara de Vereadores. Felipe disse ao DIARINHO que, em respeito ao estatuto da GM, não pode dar nenhum tipo de declaração, pois tem receio de retaliações.




Comentários:

juarez rezende araujo

04/02/2025 22:50

Sai bradok e entra o home do helicóptero,o bom censo seria manter o que tava dando certo e melhorar o que nao tava.Sempre alerta com os novos gestores,porque os velhos já foram pro lixo da história.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.222.77.149

Últimas notícias

Queda de bloco de concreto mata trabalhador em canteiro de obras

TIJUCAS

Queda de bloco de concreto mata trabalhador em canteiro de obras

Cervejarias peixeiras lançam rótulo exclusivo em conjunto

COLLAB ITACERVA

Cervejarias peixeiras lançam rótulo exclusivo em conjunto

Mega Sale Days do Balneário Shopping traz descontos de até 70%

ÚLTIMOS DIAS!

Mega Sale Days do Balneário Shopping traz descontos de até 70%

Splendido Diamond Blue terá vista pro mar de Cabeçudas e apenas 14 unidades

MERCADO IMOBILIÁRIO

Splendido Diamond Blue terá vista pro mar de Cabeçudas e apenas 14 unidades

Eduardo Souza troca o Marcílio pelo Barra

PEGOU A BR

Eduardo Souza troca o Marcílio pelo Barra

Prefeita sanciona nova lei do Bolsa Atleta e confirma reforma no ginásio da Barra

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Prefeita sanciona nova lei do Bolsa Atleta e confirma reforma no ginásio da Barra

Caminhonete sobe em van na marginal da BR 101

ITAPEMA

Caminhonete sobe em van na marginal da BR 101

Briga por ponto de venda de pastel e caldo de cana quase termina em tragédia

ITAJAÍ

Briga por ponto de venda de pastel e caldo de cana quase termina em tragédia

Obra do complexo da Polícia Civil vira “elefante branco” no centro de Itajaí

ABANDONO

Obra do complexo da Polícia Civil vira “elefante branco” no centro de Itajaí

Pianista brasileiro percorre o mundo e faz parada em Itajaí

PIANO VIAJANTE

Pianista brasileiro percorre o mundo e faz parada em Itajaí



Colunistas

Coluna Esplanada

Fogo no lixo!

Aumento do IPTU é aprovado em BC

Charge do Dia

Aumento do IPTU é aprovado em BC

Mensagem objetiva e de parceria na Alesc

Coluna Acontece SC

Mensagem objetiva e de parceria na Alesc

PT pegou o porto pra dar pro Centrão

JotaCê

PT pegou o porto pra dar pro Centrão

Como preservar a saúde mental das crianças?

Ideal Mente

Como preservar a saúde mental das crianças?

Professores aposentados podem reaver IR pago por doenças graves

Direito na mão

Professores aposentados podem reaver IR pago por doenças graves

Falta de capacidade

Show de Bola

Falta de capacidade

Coluna Exitus na Política

A político do longe 

Pessoas certas nos lugares certos

Mundo Corporativo

Pessoas certas nos lugares certos

Manu’s party

Jackie Rosa

Manu’s party

“Guerra Civil”

Via Streaming

“Guerra Civil”

A festa e a Virgem dos Navegantes

Coluna Fato&Comentário

A festa e a Virgem dos Navegantes

Tributação verde: incentivos fiscais para a sustentabilidade

De Olho no Fisco

Tributação verde: incentivos fiscais para a sustentabilidade

Férias para as crianças ou férias das crianças?

Artigos

Férias para as crianças ou férias das crianças?

Lançamento

Coluna do Ton

Lançamento

Pancadaria em jogo de futebol, mortes e federalização do porto: os assuntos que bombaram nas redes do DIARINHO

Na Rede

Pancadaria em jogo de futebol, mortes e federalização do porto: os assuntos que bombaram nas redes do DIARINHO



TV DIARINHO


🕘 MINUTO DIARINHO 🕒  🏚️🚔 Obra do novo complexo da Polícia Civil em Itajaí, prometida há 10 anos, segue ...





Especiais

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

POLÍTICA

“Ser Navajo é ser mais americano que americano”: indígenas e o ato antimigração de Trump

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

CRIMES

Órgão do Ministério da Justiça acumula denúncias de assédio moral há dois anos

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

TRABALHO ESCRAVO

Volkswagen manteve por 12 anos fazenda com trabalho escravo no PA financiada pela ditadura

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

POLÍTICA

Trump não oferece nada à América Latina e pode fortalecer China, diz pesquisador

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década

Assassinos de onças-pintadas

População de animais em floresta de SP cai 77% em uma década



Blogs

Deputado Naatz confirmado como novo líder do governo na Leléia

Blog do JC

Deputado Naatz confirmado como novo líder do governo na Leléia

Fui ao médico e ele disse que estou inflamado, o que fazer Dr. André?

Espaço Saúde

Fui ao médico e ele disse que estou inflamado, o que fazer Dr. André?

Juliana Duque e Rafael Martins vencem Brasileiro de Snipe 2025

A bordo do esporte

Juliana Duque e Rafael Martins vencem Brasileiro de Snipe 2025

Gisele gravidíssima

Blog da Jackie

Gisele gravidíssima

Leite mágico de linhaça!

Blog da Ale Francoise

Leite mágico de linhaça!

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

DIZ AÍ, COMANDANTE

Operação Recomeço: “A gente não tem previsão para tirar a barreira”

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

“DIZ AÍ, major Ciro"

Comandante da PM de Itajaí será o entrevistado desta terça-feira

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

Diz aí, secretário, Auri Pavoni!

"Eu tenho convicção que a privatização da Emasa vai ficar no passado”

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"

Diz aí, prefeito, Robison Coelho!

"Se não prorrogarmos a autoridade portuária, teremos paralisação das operações"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.