FESTA DE IEMANJÁ
Praia Central de BC recebe homenagem à Rainha do Mar no próximo sábado
Mestre Marne passou a condução da festa para a filha Marney
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
No primeiro sábado de fevereiro, o templo de umbanda Reino de Juna Bomy, com apoio da Fundação Cultural e da prefeitura de Balneário Camboriú, fará a 27ª Festa em homenagem à Iemanjá na praia Central.
O evento começa às 20h, no pontal norte, próximo à roda-gigante. Há quase 30 anos, o Reino de Juna Bomy promove a celebração, que reúne centenas de umbandistas e admiradores da cultura afro-brasileira na cidade.
Continua depois da publicidade
Marney é filha do Mestre Marne e da Mãe Lê, fundadores do Reino de Juna Bomy. Após a morte da mãe, em 2018, ela assumiu a direção do terreiro ao lado do pai.
Mestre Marne, um dos líderes mais respeitados da umbanda no Brasil, com 84 anos e 71 dedicados à religião, não comandará a festa neste ano devido a cuidados com a saúde, mas estará presente, dirigindo o coral. “Enquanto eu tiver vida, vou seguir levantando nossa bandeira. Este ano, passo o bastão para os mais novos, com muita confiança de que realizarão uma linda festa para Iemanjá”, afirmou o líder espiritual.
Continua depois da publicidade
“Realizamos esta homenagem na praia Central sempre de forma limpa e organizada, pois queremos mostrar às pessoas que a umbanda é uma religião linda e queremos combater o preconceito contra as religiões de matriz africana. Queremos exercer nossa fé, fazer o bem e homenagear a Rainha do Mar”, disse Marney Franco Rosa, diretora espiritual do Reino de Juna Bomy e que conduzirá a festa pela primeira vez.
Durante o evento, o público poderá depositar flores em um barco que será levado ao alto-mar pelo Corpo de Bombeiros. Por questões ecológicas, não é permitido oferecer objetos, frutas ou itens que não sejam flores naturais.
O Reino de Juna Bomy contará com uma equipe de 50 voluntários, responsáveis pela organização e pela limpeza da praia. Os organizadores pedem aos participantes que não levem bijuterias, joias, espelhos, bebidas, alimentos ou outros objetos que possam gerar resíduos na natureza.