Camboriú vai receber entre os dias 7 e 9 de março a única etapa do circuito internacional UCI Gravel World Series na América Latina em 2025. O evento será válido para a classificação para o mundial de ciclismo gravel, na França, com três nívis de dificuldade: Gran Fondo, Mediofondo e MTB & Gravel Ride.
As provas terão largada na estrada geral dos Macacos no dia 9. O Gran Fondo é a prova principal, com 110 km e altimetria de +2000m. Já o Mediofondo tem 60 km e altimetria de +900m, enquanto o MTB & Gravel Ride é voltado para ciclistas que buscam ...
Continua depois da publicidade
As provas terão largada na estrada geral dos Macacos no dia 9. O Gran Fondo é a prova principal, com 110 km e altimetria de +2000m. Já o Mediofondo tem 60 km e altimetria de +900m, enquanto o MTB & Gravel Ride é voltado para ciclistas que buscam uma experiência mais leve, com 30 km e altimetria de +400m.
Continua depois da publicidade
As inscrições estão abertas para competidores de 19 a 80 anos, divididos em faixas etárias de cinco em cinco anos, e podem ser feitas pelo site: www.ucigravelbrasil.com.br.
A prova será organizada pela Riders, empresa responsável por eventos como o UCI Gran Fondo Pomerode. “Quando começamos, três anos atrás, a trabalhar na obtenção da licença UCI para a Gran Fondo Pomerode, vimos a Gravel World Series ser criada e acompanhamos o crescimento da modalidade. Estamos fazendo algo diferente para o ciclismo, trazendo novidades e uma nova disciplina para o Brasil”, comenta o organizador Juliano Salvadori.
Continua depois da publicidade
O circuito global do ciclismo gravel conta com 33 corridas em 21 países, como Itália, Canadá e Austrália. A etapa final será disputada em Nice, na França.
Apoio do estado
Nesta semana o prefeito de Camboriú, Leonel Pavan (PSD), participou de uma reunião com a secretária estadual de Turismo, Catiane Seif, em busca de apoio do governo do estado para a realização do evento. O presidente da Fundação de Esportes de Camboriú, Gilberto Boscato, o deputado estadual Carlos Humberto da Silva (PL), e do organizador do evento, Juliano Salvadori, também estiveram presentes.
“A nossa cidade tem um potencial enorme no turismo do esporte de aventura, tenho certeza que Camboriú se tornará referência turística no estado de Santa Catarina”, comentou o prefeito sobre a importância do evento.