Trânsito
Após 80 horas de trabalho, cratera na BR 101 é tapada e trânsito liberado
Somente as vias marginais, nos dois sentidos, continuam com restrição
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Depois de 80 horas de trabalho, a Arteris Litoral Sul concluiu os reparos na galeria de água que provocou a abertura de uma cratera no quilômetro 181 da BR 101, em Biguaçu. Desde a manhã desta segunda-feira, o tráfego foi liberado no trecho com as duas faixas principais no sentido Curitiba recebendo o fluxo normalmente.
Já as vias marginais seguem com restrição de trânsito, operando em apenas uma faixa nos dois sentidos. A interdição nas marginais, segundo a concessionária, acontece porque também foram afetadas pelo rompimento da galeria. Será necessário melhorar o sistema de drenagem para somente depois o trânsito ser liberado 100%.
A cratera surgiu após o rompimento de galeria de água, em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região na última quinta-feira.
Inicialmente, a rodovia foi completamente interditada, e o tráfego foi desviado para o Contorno de Florianópolis. No sábado, a Arteris liberou a marginal para amenizar os impactos no trânsito.
Para reparar a rodovia rapidamente, a concessionária mobilizou mais de 70 colaboradores que trabalharam de forma ininterrupta. Também foram usados cerca de 40 equipamentos, incluindo caminhões, escavadeiras, guindastes e rolos compactadores, garantindo a recuperação da infraestrutura viária em tempo recorde.