GRAVE

BC registrou mais de 200 mm de chuva em 24h

Desde o início do ano, já choveu mais que o esperado para o mês inteiro

Chuvarada fez prefeitura decretar emergência (Foto: Paulo Giovany)
Chuvarada fez prefeitura decretar emergência (Foto: Paulo Giovany)

Com situação de emergência decretada, Balneário Camboriú atendeu mais de 120 ocorrências relacionadas à chuva até a tarde de quinta-feira, conforme dados divulgados em entrevista coletiva pela prefeita Juliana Pavan (PSD). Até às 16h, eram quatro famílias acolhidas nos abrigos públicos. Uma família com 16 pessoas teve que ir pra casa de parentes.

BC registrou 200 mm de chuva em 24 horas. O volume é quase a média de 215 mm esperada para o mês de janeiro. Durante o dia, ao menos 100 pessoas foram atendidas em Balneário, incluindo ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

BC registrou 200 mm de chuva em 24 horas. O volume é quase a média de 215 mm esperada para o mês de janeiro. Durante o dia, ao menos 100 pessoas foram atendidas em Balneário, incluindo 34 moradores socorridos pelas equipes dos bombeiros.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, o total de pessoas afetadas pela chuva deve ser ainda maior. Há impactos no trânsito na cidade. A avenida das Flores foi liberada no começo da noite. A avenida do Estado Dalmo Vieira, entre as mais afetadas, está com trânsito fluindo em três pistas.

Na Estrada da Rainha, foi identificado um ponto de deslizamento de encosta, mas que não afeta a via. A situação é monitorada pela Defesa Civil, também, na rodovia Interpraias, devido o risco de deslizamentos.

A prefeita prometeu fazer um diagnóstico dos pontos que costumam alagar, como no entorno do Balneário Shopping, pra elaborar projetos contra as cheias. Mais de imediato é previsto um trabalho de limpeza de bueiros, manutenção básica pra garantir o escoamento das águas.

Também foi informado que o município precisa elaborar um Plano de Ação Climática, com medidas de enfrentamento às mudanças no clima, e um Plano Municipal de Defesa Civil, que vai nortear as ações de proteção e prevenção.

Ajuda

BC recebeu apoio de prefeitos de Porto Alegre, Canoas, Criciúma e Blumenau. O prefeito de Blumenau, delegado Egídio (PL), enviou dois geólogos da prefeitura pra apoiar os trabalhos da Defesa Civil de BC, que não conta com esse tipo de especialista.

BC também precisa de materiais pra atender pessoas afetadas pelas chuvas. A prefeita Juliana informou que o governador Jorginho Mello (PL) e a Defesa Civil do Estado se colocaram à disposição. “Solicitei ao governador do Estado toda a ajuda possível, porque infelizmente a nossa Defesa Civil não tem os materiais a postos pra poder atender situações como aconteceram hoje pela manhã”, disse.

A prefeita acredita que as doações feitas pela prefeitura no ano passado para os atingidos nas cheias do Rio Grande do Sul não tiveram reposição dos materiais. “Nós encontramos a Defesa Civil praticamente vazia, sem material nenhum pra dar esse suporte. Infelizmente, em nenhum relatório de transição constava essa situação”, lamentou.

Continua depois da publicidade

BC precisa de colchões, alimentos, cobertores, lonas e telhas. A Fundação Municipal de Esportes cedeu colchões para os abrigos e o município abriu um ponto de doações na Casa da Família, sede da Secretaria de Assistência Social, onde a comunidade pode levar os donativos. O local fica na rua 3100, 876, no centro. 

Praticamente todas os postinhos de saúde tiveram os atendimentos suspensos. O posto de saúde do bairro Vila Real não terá condições de voltar a funcionar no local. As unidades de atendimento especializados tem previsão de reabrir na segunda-feira.

Na rede de educação, 14 escolas e creches foram atingidas, além da sede da secretaria de Educação.  O Polo de Férias teve atendimento suspenso, com previsão de voltar nesta sexta,  se a chuva der uma aliviada.

Continua depois da publicidade

 

Árvore gigante cai no canal do Marambaia

Continua depois da publicidade

A chuva forte em Balneário Camboriú encheu a calha do canal Marambaia, que corta a região norte da cidade. No trecho da ponte da rua Osmar Souza Nunes, uma árvore gigante caiu no rio após a encosta da margem ceder. O local fica atrás do hotel Marambaia.

A chuva também criou uma corredeira no Marambaia. A água barrenta com lixo e entulhos foi levada para a foz do canal, no Pontal Norte, manchando o mar. Na Praia Central, a avenida Atlântica alagou e a faixa de areia ficou esburacada.

Após o alagamento baixar, trechos da orla ficaram enlameados. A chuva ainda formou lagoas na faixa de areia da Praia Central, arrastou lixeiras e atingiu quiosques e pontos de milho.



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🎉🇺🇸 ORGULHO ITAJAIENSE! | Maria Liz, de só sete anos, brilhou no intervalo de um jogo da NBA nos EUA ...



Especiais

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

GARIMPO

Sonhos, ouro e a dura realidade das mulheres no garimpo ilegal do Sararé

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

A cada 5 litros, 2 no ralo

Desperdício no Brasil deixa de abastecer 50 milhões de pessoas

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Pau-brasil

O tesouro nacional cobiçado pela indústria da música clássica

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

Lei Rouanet

Obra sobre armas aprovada nos anos Bolsonaro é lançada com dinheiro da Taurus

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção

PL ANTIFACÇÃO

“Marketing” e “força eleitoral”: por que Hugo Motta insistiu na aprovação do PL Antifacção



Blogs

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

VersoLuz

Chiyo-ni e a delicadeza como resistência

‘Rock Legens’: um festival de horrores.

Blog do Magru

‘Rock Legens’: um festival de horrores.

Piriquito fala do Ruth Cardoso

Blog do JC

Piriquito fala do Ruth Cardoso

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

A bordo do esporte

Vuelta da España fecha temporada de grandes provas de ciclismo brasileira

O corpo avisa, fique atento aos sinais

Espaço Saúde

O corpo avisa, fique atento aos sinais



Diz aí

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

Diz aí, Afrânio!

"Eu não concordo que o Jorginho está eleito"

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

Diz aí, Araújo!

"A cultura da impunidade é um fator que incentiva o comportamento criminoso"

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

Diz aí, Márcia

"Se vocês forem no fórum, vocês não vão ver juízes negros"

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

Diz aí, João Paulo!

"A parceria com Santos acabou ficando pesada para nós"

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"

Diz aí, Colombo

"Você não pode ajudar quem já tem tudo, puxar o saco do poderoso - isso qualquer idiota faz"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.