A advogada Angelita Koslowski foi nomeada como secretária Municipal do Controle Interno e Transparência, que será a Controladoria-Geral do Município após a reforma administrativa. O advogado Leocádio Giacomello será secretário Municipal de Compras e Patrimônio.
Já o advogado e administrador Allan Müller Schroeder, presidente do PDT, será o novo presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú. Quem estará à frente da Secretaria de Gestão de Pessoas é o advogado Ary Souza, ex-vereador, servidor público e presidente do Podemos.
Projeto pronto
Gestão estratégica, valorização dos servidores de carreira, economia, otimização de processos, planejamento e inovação. Estes são os cinco pilares da reforma administrativa, afirma Juliana Pavan. “Nós não podemos ser um entrave na vida do cidadão. Pelo contrário, a prefeitura tem o papel fundamental de ser uma facilitadora na vida do cidadão”, afirmou.
A proposta foi apresentada ao prefeito Fabrício Oliveira (PL) na quarta-feira, com o intuito de “começar em 1º de janeiro com a casa organizada”.
Caso a proposta não seja enviada pra votação à câmara ainda este ano, o “plano B” de Pavan é convocar uma sessão extraordinária, logo após a posse, para que a proposta seja novamente apresentada ao legislativo.
Segundo a prefeita, R$ 2,8 milhões serão economizados por ano com a extinção de oito cargos de primeiro escalão. São eles: gestor da Cosip, gestor do Fundo de Saúde, assessor especial, gestor do Fundo do TPC, superintendente do Funservir, diretor-geral do Hospital Ruth Cardoso e dois diretores nível CC1 da Emasa. A reorganização também promete reduzir comissionados e priorizar servidores de carreira em funções gratificadas, otimizando recursos e diminuindo despesas.
A futura secretária da Fazenda, Magda Bez, afirmou que a meta de economia é de R$ 10 milhões ao final do mandato. Os recursos economizados serão destinados a ações como o aumento do Bolsa Atleta, a criação de fundos de políticas públicas para mulheres, pessoas com deficiência e o desenvolvimento da região sul.
Outro destaque é a criação da Secretaria de Governo, Inovação e Planejamento, que será responsável por planejar, modernizar e desburocratizar a administração municipal. Ela integrará o orçamento, centralizará a tecnologia da informação, criará um Escritório de Projetos para captar recursos e assumirá a gestão de projetos especiais e obras estratégicas.
A Secretaria de Comunicação vai para o primeiro escalão. A nomeação do secretário da pasta ainda não tem nome anunciado. Quem assume de forma interina, durante o processo de transição, é o chefe de gabinete Leandro Índio.
Volta do Ciep Rodesindo Pavan
Ao DIARINHO, a prefeita Juliana Pavan adianta que o primeiro ato de sua gestão será buscar a parceria para a reconstrução do Ciep Rodesindo Pavan. “É questão de honra para já iniciar no primeiro ano de mandato”, afirmou.
A prioridade na área da saúde é aumentar o horário de funcionamento de algumas unidades básicas de saúde até as 21h, para desafogar as filas do Hospital Ruth Cardoso, da UPA e do PA. Já na área de esportes, a meta é elevar o valor do Bolsa Atleta, que deve ser duplicado caso a reforma administrativa seja aprovada.