Já em Santa Catarina, a multa pode chegar a R$ 3 mil
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Praias do Brasil abrem exceções para pets com regras claras (Foto: Ilustrativa/Envato)
Os dias de verão já estão chegando e a polêmica que sempre surge é: pode ou não levar pet para a praia? Em Santa Catarina não é permitido levar animais de estimação para a faixa de areia ou locais de banho público.
A regra é definida individualmente por cada município. Contudo, algumas praias fazem exceções, desde que sejam seguidas instruções específicas.
A regra é definida individualmente por cada município. Contudo, algumas praias fazem exceções, desde que sejam seguidas instruções específicas.
O DIARINHO fez uma lista com as praias pet-friendly no Brasil e também alerta para os riscos de levar os bichinhos para a areia.
Praias pet-friendly no Brasil
Em Pernambuco, os pets são permitidos em todas as praias do estado, desde que mantenham uma distância máxima de um metro do tutor, estejam de coleira e tenham as fezes recolhidas imediatamente pelos responsáveis.
Na praia do José Menino, em Santos (SP), os cães podem aproveitar a faixa de areia entre o posto 1 de salvamento e o parque Roberto Mário Santini, das 6h às 9h e das 16h às 19h. É obrigatório o uso de guia, além de portar a carteira de vacinação e saquinhos para recolher as fezes.
A praia dos Milionários, em São Vicente (SP), possui um espaço exclusivo para pets entre a rua Pero Correia e a Alameda Paulo Gonçalves. A entrada de animais sem identificação, desacompanhados de tutor maior de idade, no cio ou sem carteira de vacinação e atestado de vermifugação é proibida, com multas de até R$ 500.
No Rio de Janeiro, os pets podem acessar todas as 98 praias da capital, desde que estejam vacinados, vermifugados e livres de zoonoses. Cães bravos não são permitidos e os tutores devem portar a documentação dos animais.