VIRADA NO TEMPO
Semana será de temporais e chuva
Alerta da Defesa Civil prevê mudança no tempo a partir de terça
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A semana será de retorno da chuva em todas as regiões de Santa Catarina. A chuva será volumosa no litoral, segundo o alerta da Defesa Civil do estado. Nesta segunda-feira, o tempo ainda se mantém firme e com temperaturas altas, mas muda a partir da noite com a proximidade de uma frente fria que passa pelo estado na terça-feira.
Na região de Itajaí e outras áreas do litoral, pode chover já na segunda-feira à noite, devido à aproximação da frente fria combinada com a circulação marítima.
De acordo com o Laboratório de Climatologia da Univali, a chuva mais significativa é esperada de quarta-feira até sábado. De terça a sexta-feira, a previsão da Defesa Civil de SC indica instabilidade em todas as regiões.
No decorrer da semana, haverá condições para temporais especialmente na região oeste e áreas serranas. Pro litoral, o alerta é para chuva persistente que pode ser intensa e com volumes elevados em algumas regiões. Na quarta-feira, é prevista a chuva mais forte, com risco de alagamentos e enxurradas pontuais. Os maiores volumes de chuva são esperados na faixa entre a Grande Florianópolis e o litoral sul.
Dia de sol
Na região de Itajaí, o sol deve aparecer só nesta segunda-feira. Depois, o tempo fecha com dias de muitas nuvens e chance de chuva diária até domingo. As temperaturas seguem altas nesta segunda e terça-feira, com máximas entre 30/34°C.
Para quarta, quinta e sexta-feira, máximas entre 20/22°C. Na quinta-feira e domingo, a região terá rajadas de vento acima de 40 km/h.
Enxurradas podem provocar 'cabeça d’água'
Chuva intensa num ponto isolado pode provocar enxurrada que causa fenômenos como a “cabeça d’água”, caracterizada pelo aumento repentino do nível de rios, geralmente na parte mais alta, como perto das nascentes. Uma ocorrência deste tipo foi registrada sábado no rio São João, em Garuva.
Os bombeiros resgataram de helicóptero dois homens que ficaram ilhados sobre o teto de um carro. O veículo tinha sido atingido por uma cabeça d’água quando atravessava a ponte do rio, na divisa entre Garuva (SC) e Guaratuba (PR). O helicóptero usou um puçá – espécie de cesto – para resgatar as vítimas em meio à correnteza.
Para esta semana, a ocorrência de enxurradas pontuais é prevista para a quarta-feira, quando são esperados os volumes mais elevados de chuva no estado. A condição persiste também para a quinta-feira, quando a chuva deve ser mais intensa especialmente em áreas do litoral. Em locais de risco, podem ocorrer alagamentos e deslizamentos.
As ações do Estação Verão do Corpo de Bombeiros Militar começaram neste mês. Entre os dias 5 e 11 foram registrados 29 resgates de afogamento e 95.677 ações preventivas. Houve quatro mortes, de casos ocorridos em rios, áreas particulares e áreas sem guarda-vidas. A corporação reforçou a orientação pra que as pessoas evitem locais desguarnecidos.