A unidade de negócios em Itajaí vai oferecer serviços como frete marítimo, frete aéreo, transporte rodoviário de contêineres, seguro internacional e desembaraço alfandegário. O objetivo é incrementar a cadeia logística da estratégia de entrega porta a porta na América Latina, com foco em exportações de madeira, móveis e cerâmica e em importações de produtos têxteis e peças automotivas, estimulando mercados locais, regionais e internacionais.
Continua depois da publicidade
No plano de expansão do grupo pra ampliar a capacidade operacional no Brasil, a DP World pretende abrir outros escritórios no próximo ano. Os investimentos também contemplam a ampliação e construção de terminais. Em Santos, a empresa firmou parceria com a Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, pra construção do novo terminal de grãos e fertilizantes no complexo portuário, estimado em R$ 2,5 bilhões.
Em Itajaí, o grupo mira o arrendamento definitivo do Porto de Itajaí, por 35 anos, no leilão previsto no início de 2025. O edital pra concessão está em elaboração pelo governo federal. O interesse da DP World no porto já havia sido anunciado no início do ano, quando o governador Jorginho Mello (PL), em missão nos Emirados Árabes Unidos, apresentou ao grupo as possibilidades de investimentos em SC.
Continua depois da publicidade
Na semana passada, representantes da empresa no Brasil, entre o diretor-geral da DP World Brasil, Fábio Siccherino, o gerente comercial, Rodrigo Gomes, e a gerente de relações institucionais, Luciana Guerise, estiveram em reunião com o governador. Foi abordada a abertura do escritório em Itajaí e reforçada a pretensão de concorrer pra ser a operadora do cais.
Atualmente, a JBS Terminais é quem opera no terminal de contêineres, num contrato transitório com vencimento em dezembro de 2025, o qual poderá ser prorrogado a critério do governo federal. A futura concessão do Porto de Itajaí vai abranger todos os berços, prevendo incluir a manutenção da dragagem do canal portuário no arrendamento.
A DP World está presente em mais de 70 países, com 82 terminais portuários e respondendo por cerca de 10% de toda a carga movimentada no mundo. Além do Brasil, o grupo tem operações em outros países da América Latina: Peru, Equador, Chile e Argentina. O plano de expansão prevê entrada no México.
JBS atenderá mais duas linhas em novembro
A JBS Terminais vai atender mais duas linhas de navios de contêineres em novembro, segundo informou o Porto de Itajaí. Para o próximo mês, estão previstas operações com escalas da Maersk e MSC.
Com a ampliação, a retomada do terminal de contêineres com escalas regulares terá cinco linhas, três das quais já iniciadas neste mês, com os armadores Norcoast (Santos-Paranaguá), Hapag-Lloyd (Santos-Paranaguá) e MSC (Paranaguá-Santos).
Para novembro, a JBS projeta movimentar cerca de 55 mil contêineres, superando a meta mínima contratual de 44 mil. Na semana passada, o porto atendeu quatro navios ao mesmo tempo, em cena não vista desde 2022. Foram dois cargueiros nos berços da JBS e outros dois, de carga geral, nos berços públicos.
Continua depois da publicidade