NAVEGANTES
Navepark se destaca como hub logístico em SC
Tributação competitiva e localização estratégica favorecem o crescimento do setor em Navegantes
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Santa Catarina tem se consolidado como um dos principais polos logísticos do Brasil, com a menor taxa de desocupação de galpões logísticos do país, apenas 3%, enquanto a média nacional é de 10%, de acordo com dados da Brain Inteligência Estratégica. Nesse cenário, Navegantes se destaca como um hub logístico em crescimento, apresentando taxa de expansão anual de 2,8% entre 2010 e 2024, superando os índices do Brasil (0,5%) e de Santa Catarina (1,6%).
Um dos empreendimentos responsáveis por esse desenvolvimento é o Navepark, que inova em operações logísticas na região portuária do sul do Brasil, oferecendo soluções modernas e eficientes para empresas que buscam otimizar as suas cadeias de distribuição.
Segundo Éverton Ávila, superintendente comercial do Navepark, o estado já possui o segundo maior incentivo tributário do país, e ganha ainda mais competitividade com um centro logístico que foi idealizado pela inteligência e eficiência para as operações empresariais.
Navegantes atrai empresas do setor devido à alíquota de ISS que é de 2%, uma das mais baixas do Brasil, o que coloca a cidade em pé de igualdade com outros grandes polos logísticos. A localização estratégica, com fácil acesso às rodovias federais BR 101 e a BR 470, reforça a posição de destaque da cidade no cenário logístico catarinense.
O crescimento do e-commerce também tem impulsionado a expansão do setor. Segundo dados da pesquisa da empresa Colliers, o e-commerce responde por 32% da demanda por galpões logísticos, enquanto o setor de transporte e logística representa 16%. Esse panorama, aliado à infraestrutura de transporte e aos incentivos de Navegantes, fortalece a cidade como um dos principais hubs logísticos de Santa Catarina e do Brasil.