Um dos projetos de Itajaí contemplados no Novo PAC, do governo federal, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Ressacada vai ampliar a rede de atendimento primário da cidade com estrutura moderna e ampla. O posto será construído na rua vereador Abílio Otávio do Canto e terá 580 metros quadrados, com investimento de R$ 5,3 milhões já assegurados pelo município.
A UBS contará com sala de espera de 18 metros quadrados, 10 consultórios para acolhimento e atendimentos clínico e odontológico, sala de inalação, sala de observação e procedimentos, sala ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
A UBS contará com sala de espera de 18 metros quadrados, 10 consultórios para acolhimento e atendimentos clínico e odontológico, sala de inalação, sala de observação e procedimentos, sala de coleta, sala de vacinas e sala de curativos. O prédio contará ainda com sanitários adaptados e inclusivos, espaço de reuniões, sala de esterilização e cisterna.
Além dos atendimentos básicos à comunidade do bairro, o novo posto terá cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) na região. A unidade é classificada em nível IV, a maior prevista pelo PAC e está aprovada pelo Ministério da Saúde, assim como a nova maternidade e outras obras do programa federal anunciadas para Itajaí.
Com a obra, a Ressacada passar a ter sua própria unidade de saúde. Hoje, os postos mais próximos são no Dom Bosco e na Univali. O município também vai ampliar a rede municipal de saúde, que conta com 32 unidades mistas de Atenção Primária e Estratégia da Família e 73 equipes que atuam no ESF, formadas por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros profissionais.
Porta de entrada
Os postos de saúde são a porta de entrada dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS). “A estrutura melhora o aumento de nossa cobertura populacional na atenção primária no Dom Bosco e no Carvalho”, comenta o prefeito em exercício, Marcelo Sodré (PDT). “Nossa preocupação é com a saúde no âmbito individual e coletivo para abranger a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação com o objetivo de desenvolver uma atenção à saúde integral”, completa.