Tempo
Governo de SC publica alerta por conta da fumaça das queimadas
"Chuva preta" pode acontecer em Santa Catarina no fim de semana
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Com a fumaça das queimadas no centro-norte do Brasil chegando ao sul do Brasil, o governo de Santa Catarina publicou uma série de recomendações à população. A combinação da intensa massa de ar seco e a fumaça tem causado piora na qualidade do ar. No estado, as regiões mais afetadas são oeste e extremo-oeste, mas toda SC foi tomada pela fuligem das queimadas. A secretaria de Saúde explicou que a baixa qualidade do ar pode provocar irritação nos olhos, nariz e garganta, além de cansaço e tosse seca.
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o Instituto do Meio Ambiente (Ima) e a Secretaria de Estado da Saúde emitiram uma nota conjunta. O documento alerta para os riscos à saúde que a umidade relativa do ar e a poluição atmosférica podem causar. Desidratação e agravamento de doenças respiratórias e cardiovasculares são alguns dos problemas, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com doenças preexistentes.
Acompanhamento em tempo real
A Defesa Civil tem acompanhado em tempo real o avanço da fumaça em Santa Catarina. O diretor de Controle e Passivos Ambientais do Ima, Diego Hemkemeier Silva, explicou que outros fatores também influenciam a qualidade do ar, como a direção do vento e o horário do dia.
Recomendações
– Beba água regularmente, mesmo sem sentir sede
– Utilize umidificadores de ar ou recipientes com água para melhorar a umidade dentro de casa ou em ambientes internos
– Evite atividades ao ar livre, especialmente nos horários de maior concentração de poluentes
– Se os sintomas respiratórios ou irritações persistirem, é aconselhável procurar assistência médica
Previsão de "chuva preta"
Uma frente fria chega a SC nesta sexta-feira e deve trazer chuvas para o estado. A notícia é boa, já que a chuva ajuda a "limpar" a atmosfera. Por isso, pode ocorrer de a água cair preta, devido à presença de partículas em suspensão no ar.
As autoridades seguem monitorando a situação e novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço das condições meteorológicas.