Pista de skate da Beira Rio tá passando por reforma geral depois do abandono
Outra novidade da Beira Rio é o que parque náutico pode ficar pronto este ano
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Obras devem acabar em 15 dias (Foto: João Batista)
Espaço dos skatistas não tinha manutenção desde 2012
(foto: João Batista)
Após diversas denúncias de falta de manutenção e reclamações por problemas crônicos na estrutura, a pista de skate da avenida Beira Rio, em Itajaí, passa por reforma e tem previsão de ser reaberta até o final de setembro. A prefeitura informou que forma investidos R$ 250 mil em melhorias e as obras, que começaram em julho, devem ser concluídas em 15 dias.
A pista estava com rachaduras no piso, buracos nas rampas e grades de proteção enferrujadas. A secretaria de Obras fez um projeto de
A pista estava com rachaduras no piso, buracos nas rampas e grades de proteção enferrujadas. A secretaria de Obras fez um projeto de recuperação da estrutura, com melhorias nos pontos de segurança e alterações específicas, atendendo aos pedidos da Associação de Skate de Itajaí. As ações são esperadas desde 2023, quando município prometeu a revitalização.
A última grande reforma no local foi em 2012, quando a pista recebeu obstáculos para a prática de bike BMX. A pista tem mais de 20 anos e é a principal da cidade, atraindo praticantes das modalidades de diversos bairros, entre competidores, iniciantes e familiares, além de sediar eventos e competições.
O empresário Luciano Rebello, que mora na Fazenda e é pai do skatista Matheus Rebello, espera que a reforma torne a pista atrativa de novo. Ele lembra que a situação de abandono do local espantou os esportistas e virou ponto pra usuários de drogas, de bebidas e fumantes.
“Tinha muito buraco na pista. Qualquer tipo de ferragem que tinha em volta da pista estava super enferrujado, e o lado que fica da Beira Rio tinha muito mato e lixo, sem manutenção nenhuma por anos”, conta.
Sem condições de uso
Com os problemas, o filho de Luciano deixou de frequentar o espaço, pelo risco de se machucar. “A pista estava sem condições alguma para andar de skate devido à ferragem toda podre. Era perigoso até pegar um tétano. E a pista inteiramente com buracos e pontos de alagamentos que ser formavam assim que a chuva parasse”, completa.
Parque náutico começa a ganhar forma
Outra obra esperada no Saco da Fazenda é o novo parque público ao lado da Marina Itajaí. O andamento deslanchou após atrasos com entrega de materiais e a estrutura começa a ganhar forma, com a construção do mirante e dos passeios.
O trabalho está na fase de concretagem, segundo a secretaria de Urbanismo. Depois, virá a etapa da urbanização, com a instalação dos equipamentos de lazer e mobiliário. O acesso público ao local só será liberado após a conclusão de toda a estrutura. O projeto tem investimento de R$ 10 milhões. A inauguração é prevista ainda neste ano.
O chamado de Parque Ecológico e Náutico promete ser a nova atração turística da cidade e uma das maiores áreas de lazer de Itajaí, com mais de 23 mil metros quadrados. Entre as atrações, o local terá mirante e deque de contemplação para o rio Itajaí-açu, quadras de padel e de basquete, pista de skate, parque infantil, espaço pra eventos e áreas verdes.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.