É DO BRASIL!
Filme brasileiro ganha prêmio de melhor roteiro em Veneza
Ainda Estou Aqui foi ovacionado por 10 minutos após exibição no festival
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Após ser ovacionado por 10 minutos no 81º Festival de Veneza, o filme brasileiro Ainda Estou Aqui conquistou o prêmio de melhor roteiro. A premiação de um dos maiores e mais antigos festivais de cinema do mundo foi no último sábado.
Os responsáveis pelo roteiro foram Murilo Hauser e Heitor Lorega. O filme é inspirado no livro de Marcelo Rubens Paiva, que conta a história da sua família durante a década de 1970, o auge da ditadura militar.
Em seu discurso vencedor, Murilo agradeceu a equipe de produção e comentou sobre a emoção de participar do Festival de Veneza.
O roteirista destacou que o projeto começou a ser desenvolvido e pesquisado há oito anos e dedicou o prêmio aos personagens Eunice e Paiva. “Não é só a história de uma família, mas do Brasil”, frisou.
A história
Protagonizado por Fernanda Torres e Selton Mello, a trama ainda conta com participação especial de Fernanda Montenegro e direção de Walter Salles.
Esta é a terceira parceria entre Salles e Torres, que já trabalharam juntos em Terra Estrangeira e O Primeiro Dia. Com a icônica Montenegro, o diretor trabalhou no premiado Central do Brasil.
Apesar de Ainda Estou Aqui ter sido um dos favoritos para levar o Leão de Ouro - prêmio mais importante do festival -, o filme The Room Next Door, do diretor espanhol Pedro Almodóvar, foi o grande vencedor.