Um novo projeto de lei para o Detran de Santa Catarina propõe contratar examinadores terceirizados para aplicar as provas práticas de habilitação, permitindo que os exames sejam feitos sem a dependência de servidores públicos. A mudança, segundo o projeto, reduziria o tempo de espera, que atualmente pode chegar a dois meses, facilitando a vida de quem deseja obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O projeto de lei 394/2024, do governo do estado de Santa Catarina, está em tramitação na Assembleia Legislativa e será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça. A proposta estabelece ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
O projeto de lei 394/2024, do governo do estado de Santa Catarina, está em tramitação na Assembleia Legislativa e será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça. A proposta estabelece a criação da Comissão Especial de Examinadores de Trânsito, que seria a responsável por credenciar os novos profissionais.
Segundo o entendimento do presidente do Detran, Kennedy Nunes, a iniciativa segue o modelo de outros serviços, como de emplacamento e vistoria, já feitos por terceirizados. “Nosso objetivo é acabar com as filas, permitindo que o candidato faça o exame prático no mesmo dia em que termina suas aulas”, afirmou.
Com a nova lei, seria permitido que qualquer cidadão com mais de 21 anos, ensino superior, e que não tenha cometido infrações graves nos últimos 12 meses, possa se credenciar como examinador. O curso de formação terá 208 horas, conforme previsto em resolução de trânsito, e cada profissional poderia aplicar até 20 exames por dia, com remuneração de R$ 7 por prova.
A proposta tiraria de funcionários públicos a exclusividade para a aplicação dos exames. “Quando assumi, havia filas de espera de até nove meses para o exame prático em Florianópolis. Com essa medida, queremos que o teste possa ser feito até no mesmo dia em que o candidato conclua as aulas práticas,” justificou Kennedy.