Atendimento de idosa
Familiares denunciam negligência no Marieta
Paciente estaria sem alimentação adequada por sonda
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Familiares de Ivonete Pereira dos Santos, 72 anos, denunciam o atendimento no hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí. Internada desde sexta-feira por desnutrição e desidratação causadas pela Síndrome da Pessoa Rígida, dona Ivonete estaria sem receber a alimentação adequada.
Segundo a família, a idosa está acamada há três anos. Na última semana, o quadro se agravou e ela foi levada à emergência do Marieta com mau funcionamento dos rins e inchaço nas mãos e pernas.
A paciente utiliza uma sonda para alimentação, mas conforme os parentes a sonda foi mal colocada, impedindo a alimentação desde sexta-feira.
O exame de raio-x marcado para 20h30 de sexta-feira só foi feito à meia-noite de segunda-feira, de acordo com os familiares. Além disso, a filha da idosa relatou que a mãe tem uma ferida nas costas que requer troca constante de curativos, mas o hospital estaria fazendo a troca com pouca frequência.
Em nota, o hospital Marieta afirmou que a paciente está recebendo cuidados médicos e de enfermagem adequados desde a internação e que a alimentação por sonda foi iniciada conforme o quadro de saúde. A lesão nas costas, segundo a assessoria, está sendo acompanhada por uma estomaterapeuta, profissional especializada em tratamento de feridas.