ITAJAÍ
Itajaí perde o seu Antenor da Padaria Da Vila
Velório e sepultamento serão no cemitério do bairro Fazenda
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Antenor Dezideiro, de 73 anos, pai do ex-vereador Rafa Dezideiro, faleceu na tarde de quinta-feira, em Itajaí. A família é tradicional no bairro Vila Operária, onde mantém há mais de 30 anos a Padaria da Vila, na rua Alfredo Trompowski.
A causa da morte de Antenor foi metástase óssea, decorrente de um câncer de próstata. O velório acontece no cemitério do bairro Fazenda, com a cremação marcada para as 11h desta sexta-feira, no crematório Athenas.
Antenor deixa a esposa, Carmen, três filhos, Márcio, Rafael e Carmen, além de três netos: Fernanda, Maria Eduarda e João Rafael. De origem humilde, ele nasceu em Brusque e trabalhou como cobrador de ônibus da Santa Terezinha. Na construção civil, construiu casas populares em Joinville e Floripa, antes de vir para Itajaí aos 14 anos.
Na região, trabalhou de frentista de posto e foi garçom em BC. Após virar chefe dos garçons no Hotel Blumenau, veio pra Itajaí com a esposa e abriu um pequeno comércio no ginásio do Ivo Silveira. Mas só ficou conhecido ao abrir o bar Tip Top, ao lado do antigo presídio, quando a cadeia pública ainda ficava na avenida Sete de Setembro. Depois abriu uma pastelaria na rua Tijucas e logo em seguida o Natural, no antigo terminal de ônibus.
Empreendedor nato, após trabalhar c bares e restaurantes, montou sua primeira padaria na década de 1990, a Padaria Dan Jean, no bairro Fazenda. Em 2001, ele inaugurou a Padaria Da Vila. “O legado que meu pai deixa é de muito trabalho e de respeito pelas pessoas. Ele sempre foi conhecido em Itajaí por ser um cara que trabalhou muito e sempre tratou bem os fregueses, os clientes. Essa característica foi totalmente replicada pelo meu irmão, Rafael. Ele deixa esse legado de respeito e trabalho árduo para alcançar o que queria. Sempre foi aquele cara que tratava todo mundo como ‘belo’ e ‘bela’. Chegava na padaria, dava uma balinha e fazia uma piada, por isso ele é tão querido e todos estão comovidos com o falecimento”, conta a filha Carmen.
No Dia dos Pais, em 12 de agosto, Rafa prestou uma homenagem a Antenor nas redes sociais: “Feliz Dia dos Pais a esse pai incrível que você sempre foi para mim, sempre cuidando de tudo e de todos. Você é um exemplo de superação! Te amo infinitamente!”, escreveu o filho.