OLHO NO TEMPO
Frio piora com nova massa de ar polar que traz ventos fortes
Temperaturas mínimas ficarão entre 4/6°C até quarta-feira na região de Itajaí
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A formação de um ciclone extratropical sobre o oceano, associado ao deslocamento de uma massa de ar frio e seco de origem polar, fará o frio apertar ainda mais em Santa Catarina nesta semana.
Segundo o Climatempo, a combinação de condições criará um “corredor de vento”, trazendo ventos gelados para o sul do país pelo menos até quarta-feira, quando a massa de ar polar começa a ir para o mar.
Em Santa Catarina, a Epagri/Ciram prevê temperaturas negativas nas áreas mais altas do estado, com mínimas entre – 4°C e 6°C até quarta-feira e condições de geada forte no Planalto Serrano e no Extremo Oeste. Também pode dar geada, de forma isolada, em pontos do Alto Vale do Itajaí e Florianópolis.
Durante o dia, a temperatura máxima fica abaixo de 20°C na maioria das regiões, chegando a 24°C na tarde de quarta-feira, quando o frio mais intenso dá uma aliviada.
Conforme o Laboratório de Climatologia da Univali, em Itajaí, até quarta-feira as mínimas ficarão entre 4/6°C e máximas entre 17/22°C. Há previsão de rajadas de vento acima de 35 km/h.
A semana começa fria, mas terminará com calor na região de Itajaí. Para quinta e sexta-feira, mínimas previstas entre 8/11°C e máximas entre 24/27°C.
Para o próximo fim de semana, temperaturas entre 13/29°C. Apesar do frio, a semana será com sol predominante devido à atuação da massa de ar seco. Nevoeiros poderão ocorrer a partir de quarta-feira, com a elevação das temperaturas.
No domingo, o laboratório da Univali registrou mínima de 7,2°C em Itajaí, enquanto a máxima foi de 22,9°C. Em Camboriú, teve mínima de 5,8°C e máxima de 24,1°C. As temperaturas mais baixas foram devido à passagem de uma frente fria pela região. Agora, o frio será mais intenso devido a uma nova massa de ar polar.
Nevou em SC
No final de semana, turistas e moradores de São Joaquim puderam aproveitar a primeira neve do ano na cidade, que ocorreu na última sexta-feira e madrugada de sábado.
O fenômeno foi rápido, mas foi celebrado por quem veio de longe curtir o frio intenso. Enquanto a temperatura chegou perto de 0°C em São Joaquim, a menor temperatura registrada no estado foi em Urupema, com -4,6°C. A cidade ainda registrou sensação térmica de -19°C, com direito a neve e formação de camada de gelo.