O SONHO QUE FAZ SONHAR
Musical do grupo de teatro do Salesiano celebra os 200 anos do sonho de Dom Bosco
Encenações foram feitas na terça, quarta e quinta-feira desta semana no Colégio Salesiano de Itajaí
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Os estudantes do grupo de teatro do Colégio Salesiano Itajaí apresentaram o musical “O sonho que faz sonhar”. A peça, encenada entre os dias 6 e 9 de agosto, marcou os 200 anos do sonho dos nove anos de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana e figura inspiradora na educação.
Com criatividade e talento, os jovens atores transportaram o público para a história de Dom Bosco, retratando a importância de seus sonhos e sua dedicação à educação de crianças e jovens. Através de canções, diálogos e coreografias, a peça destacou os valores salesianos de fé, razão e amor ao próximo, presentes no legado de Dom Bosco.
A produção contou com a participação dos professores de teatro, música e dança do Colégio Salesiano, em uma atividade colaborativa que iniciou em fevereiro, com as primeiras reuniões do projeto.
“Ver adolescentes subirem ao palco com tamanha dedicação e talento nos faz acreditar vivamente na concretização do sonho de São João Bosco. A emoção que vimos transbordar no público é o reflexo da profundidade do carisma salesiano que começou com o sonho de um menino e alcançou os cinco continentes, incluindo cada um de nós”, afirma Cassiana Ferreira, coordenadora pedagógica.
O sonho dos nove anos
Em seus relatos, Dom Bosco registrou vários sonhos que teve ao longo de sua vida e que foram como mensagens divinas para ele. Um que o marcou profundamente aconteceu quando ele tinha nove anos de idade. Ele sonhou com meninos que brigavam e blasfemaram, mas que se transformaram com a presença de Jesus e Maria naquela visão. E foi neste sonho que ele ouviu uma das frases que o acompanhou e inspirou sua caminhada educativa: “Não com pancadas, mas com a mansidão e com a caridade é que deverás conquistar estes teus amigos. Por isso começa imediatamente a instruí-los sobre a fealdade do pecado e sobre a beleza da virtude”.
Importância de Dom Bosco para a educação
Dom Bosco dedicou sua vida a educar e evangelizar jovens, acreditando no potencial de cada um. Seus ensinamentos continuam a inspirar educadores e instituições de ensino em todo o mundo, como bem apresentou o espetáculo. Do sonho de um menino camponês nasceu a maior Rede de Educação Católica do mundo, presente em 134 países, em 5 continentes.
Em Itajaí, a obra salesiana está presente no Colégio Salesiano Itajaí, no Parque Dom Bosco, no Lar Padre Jacó e na Paróquia Dom Bosco.
“O sonho de Dom Bosco continua vivo em nossa escola e em nossa cidade”, afirma Giovane Honorato, diretor do colégio. “Ao celebrar os 200 anos do sonho dos nove anos, reafirmamos nosso compromisso com a educação de qualidade e com a formação integral de nossos estudantes”, completou Giovane.