O controle das empresas ficará exclusivamente sob a responsabilidade de Alcino Pasqualotto, com a efetiva quebra de qualquer vínculo com os demais sócios. Alcino começou a trabalhar no grupo com 17 anos.
Atualmente com 37 anos, ele assume o controle total das operações, que envolvem 18 empresas. “Esse acordo de aquisição da totalidade das cotas da Pasqualoto foi muito importante, porque isso dá muita segurança e confirma a nossa intenção de profissionalização da empresa. Ela não tendo mais um quadro societário familiar, acaba sendo uma empresa onde as pessoas vão ter mais responsabilidades, mais autonomia. Nós vamos investir mais nas pessoas que já estão aqui há mais de 10, 20 e 30 anos para que continuem fazendo um bom trabalho e também entrem as novas gerações. Isso dá mais segurança para o mercado porque, querendo ou não, qualquer empresa familiar sempre vai estar suscetível a discussões societárias ou qualquer coisa do tipo. No número de negócios das nossas empresas, mitigar esse risco é muito importante”, ponderou Alcino Pasqualotto ao DIARINHO.
O escritório Sperotto & Volaco Advogados, de Itapema, participou de toda a negociação familiar. A partir de agora, os nomes de Lindomar Pasqualotto e Lindomar Pasqualotto Júnior, respectivamente pai e irmão de Alcino, serão retirados de todas as empresas do Grupo Pasqualotto, com o início das alterações societárias já sendo feitas nos contratos sociais. O valor do acordo financeiro é sigiloso e não foi informado ao DIARINHO.
“Acabam todas as discussões e agora a gente tem um futuro muito melhor para o crescimento, a ampliação e tem um benefício muito grande de eu ter somente 37 anos, então eu ainda tenho algumas décadas de trabalho pela frente para nós conseguirmos crescer e multiplicar os nossos negócios”, completou Alcino.
Briga judicial
No final do ano passado, a briga da família veio à tona, com o ingresso de ações na justiça disputando o controle das empresas. A justiça chegou a afastar Alcino do comando da empresa e nomear um administrador, mas em segunda instância o comando das empresas voltou para Alcino.
30 anos de história
A Pasqualotto Construtora atua no mercado desde 1993 e já construiu 54 torres e 1521 apartamentos em 26 obras concluídas. No momento, a empresa possui 18 empreendimentos em andamento, com aproximadamente 635.227,63m² em obras.
Desde 2019, Alcino também mantém a AP Empreendimentos, com obras nas cidades catarinenses de Porto Belo, Itapema e Chapecó. Atualmente, são 11 obras em andamento, com 941.425,34m² de área total em execução.
Sete anos antes, em 2012, Alcino já era sócio da Pasqualotto & GT Incorporadora, responsável pela obra do Yachthouse by Pininfarina, Vitra by Pininfarina e La Città by Pininfarina, todos com projetos arquitetônicos assinados pelo estúdio italiano Pininfarina.
O Yachthouse, onde o craque Neymar Junior é dono de uma cobertura, é considerado o maior residencial da América Latina, tendo reconhecimento do The Chicago Athenaeum Museum of Architecture and Design. O empreendimento possui 294 metros de altura, 81 pavimentos, 10 mil m² de área de lazer e um total de 139.628,90m² de área construída.
O Grupo Pasqualotto & GT soma mais de 85 mil m² em terrenos com localização no litoral.