O Coletivo Mulheres do Brasil em Ação (CMBA) abre quatro novas turmas de cursos gratuitos para mulheres de Penha e região em julho, incluindo o curso de defesa pessoal que começou na quinta-feira. Além disso, as aulas de dança para mulheres e de jiu-jitsu para crianças começaram no dia 9, e o curso de ioga terá início no dia 24.
Os cursos têm uma taxa simbólica de R$ 20 para cobrir materiais e acontecem na Casa de Referência da Mulher, em parceria com o Fórum da Comarca de Penha. A casa fica na avenida Nereu Ramos ...
Os cursos têm uma taxa simbólica de R$ 20 para cobrir materiais e acontecem na Casa de Referência da Mulher, em parceria com o Fórum da Comarca de Penha. A casa fica na avenida Nereu Ramos, nº 315, no centro.
A coordenadora do CMBA, Regina da Silva, destaca que a nova turma de defesa pessoal será ministrada pela professora e neuropedagoga Ana Dalfovo. “A defesa pessoal é um atrativo para as mulheres, ajudando na superação da violência doméstica”, explica Regina.
Cerca de 100 mulheres participaram das turmas de defesa pessoal, com relatos de melhora na autoestima e na capacidade de enfrentar situações de violência.
Além desses cursos, o CMBA oferece aulas de inglês e informática e o projeto “Gerando Falcões”, destinado a adolescentes de 14 a 18 anos em busca do primeiro emprego. “A segunda turma com 80 jovens se forma no final de julho, alguns deles já empregados em supermercados e parques temáticos”, conta Michele Lidiane, membro do CMBA.
O CMBA também promove “Rodas Reflexivas” sobre proteção e direitos femininos às terças e quintas em Penha, Balneário Piçarras e Navegantes, já com mais de 100 participantes. Há ainda um curso de biomassa e conservação de alimentos, com datas a confirmar.
A Casa de Referência da Mulher já fez mais de 400 atendimentos em 2024, destacando-se como um importante ponto de apoio em uma cidade que lidera os índices de violência na região. Idealizada pela juíza Aline Vasti Ferrandin, a Casa conta com seis psicólogas voluntárias e teve o apoio da promotora Daniela Carvalho de Alencar.
Em agosto, a Casa e o CMBA receberão um curso da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid), em parceria com a polícia, secretarias municipais e outras instituições. O curso, ministrado pela desembargadora Hildemar Meneguzzi, visa capacitar agentes para um atendimento humanizado às mulheres em situação de violência.