Evento gratuito começa nesta terça e traz feira de negócios, encontro de mulheres empreendedoras e atrações gastronômicas
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Serão mais de 60 conferencistas em painéis de debates e seminários técnicos
(Foto: Bolivar Salerno/Divulgação)
Maior paella do Brasil será servida na quinta-feira (Foto: Divulgação)
Abertura oficial contará com a presença do ministro da Pesca, André de Paula (Foto: ExpoMar/Divulgação).
A ExpoMar 2024 inicia nesta terça-feira, no Centreventos, em Itajaí, com programação até 11 de julho. O evento terá mais de 60 conferencistas debatendo o futuro da pesca e aquicultura, além de feira de negócios, encontro de mulheres empreendedoras e atrações como Cozinha Show e Corredor do Sabor. A entrada é gratuita, com inscrições pelo site. No encerramento da ExpoMar, na quinta-feira, será feita a maior paella do Brasil e o lançamento da Semana Nacional do Pescado.
Nesta segunda edição, a ExpoMar aborda o tema “Transformação azul na pesca e aquicultura”, propondo uma visão de produção sustentável na aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria ...
Nesta segunda edição, a ExpoMar aborda o tema “Transformação azul na pesca e aquicultura”, propondo uma visão de produção sustentável na aquicultura, gestão eficaz na pesca e melhoria nas cadeias de valor. Economia azul, impactos das mudanças climáticas, novas exigências dos consumidores, linhas de crédito e desafios do mercado serão discutidos nos painéis técnicos.
O evento engloba o Congresso Internacional da Pesca e Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura. Serão mais de 20 palestras, painéis e workshops ao longo dos três dias, com a presença de especialistas e pesquisadores renomados do Brasil, Canadá, Chile e Oriente Médio. O formato de painéis é uma das novidades desta edição.
“É nesta direção que precisamos pensar o futuro da pesca e da aquicultura no Brasil. A ExpoMar se propõe a ser este espaço de debate, socialização de informações e construção de caminhos para o futuro do setor”, afirma o presidente da ExpoMar e ex-ministro da Pesca, Altemir Gregolin.
A abertura oficial do evento é às 18h desta terça-feira, com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula. Durante o dia, o Centreventos já recebe os primeiros painéis de debates.
De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a indústria pesqueira catarinense conta com mais de 550 empreendimentos, o que representa 15,3% das empresas do ramo no país e faz do estado o maior do Brasil no número de estabelecimentos no setor. Santa Catarina também lidera o ranking de empregos, com 23,68% do total nacional de empregados no setor da pesca.
Atividades e demandas do setor em debate
O primeiro dia de painéis temáticos terá debates sobre o crescimento da produção de pescado, rastreabilidade e certificação na pesca e aquicultura, linhas de crédito e panorama do mercado de pescados no Brasil e no mundo. O oficial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Márcio Castro, da Itália, é um dos convidados.
Nos dois dias subsequentes, a ExpoMar promove o Seminário Internacional de Pesca, o Seminário Internacional de Maricultura e o Simpósio Catarinense de Piscicultura. No seminário da pesca, temas como pesca sustentável, ordenamento da atividade pesqueira e estatísticas estarão em discussão.
No encontro de maricultura, conferencistas do Canadá, Chile, Oriente Médio e Brasil vão compartilhar cases de sucesso no painel “Blue Fish”, além de debates sobre políticas de desenvolvimento, ordenamento da maricultura, programa Molubis e mexilhões invasores.
No simpósio de piscicultura, o setor vai discutir questões que afetam a atividade em Santa Catarina, entre licenciamento ambiental, exigências legais para o cultivo, sanidade e biossegurança, inovações na aquicultura e mercado do peixe cultivado.
Maior paella do Brasil será feita em tacho de quatro m² e fogareiro gigante
A ExpoMar 2024 será palco para a preparação da maior paella do Brasil. A iguaria será cozinhada em um tacho de quatro metros quadrados, produzido especialmente em São Paulo e montado em Itajaí. A delícia será distribuída gratuitamente aos participantes no dia 11 de julho, durante o encerramento da feira.
A partir do meio-dia de quinta-feira, os chefs da Go Fisher, de São Paulo, com a ajuda da chef Domenico, de Itajaí, estarão no Centreventos preparando essa maravilha.
Os ingredientes, doados por armadores e empresas parceiras incluem 400 kg de arroz, mais de 20 litros de azeite e 1100 kg de proteínas como marisco, pitu, camarão, lula, meca, anchova e tamboril, temperados à perfeição para uma verdadeira experiência da culinária espanhola.
A preparação vai render cerca de duas mil porções, que serão distribuídas aos participantes da ExpoMar a partir das 19h, por ordem de chegada. A realização é do Sindicato dos Armadores e das Indústrias de Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), como um gesto de agradecimento à comunidade de Itajaí, destacando a importância da Capital Nacional da Pesca.
Mais atrações gastronômicas
Além da preparação da paella, paralelamente à feira de negócios e ao congresso, haverá duas atrações ligadas à gastronomia.
O Cozinha Show trará chefs de várias partes do Brasil, convidados a mostrarem ao público como explorar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense. Um dos destaques será o camarão carabineiro, que é pescado no Brasil apenas por uma embarcação de Navegantes.
A outra atração é o Corredor do Sabor, com uma exposição de produtos do setor, como a bottarga, conhecida como “caviar brasileiro”. O público poderá degustar e comprar os produtos em exposição.
Encontro Mulheres das Águas
A ExpoMar vai receber pela primeira vez o “Encontro Mulheres das Águas”, marcado para o dia 11 de julho, às 15h. O evento vai reunir mulheres empreendedoras que atuam no setor pesqueiro, mais reconhecido pela presença masculina. Elas vão falar dos desafios do dia a dia, com foco no empreendedorismo como suporte para a autonomia.
A roda de conversas será conduzida pela diretora da ExpoMar, Eliana Panty, e tem a participação confirmada da representante da pesca artesanal Temisse Winter; da armadora e coordenadora da Câmara Setorial do Cardume Associado do Sindipi, Gizelle Perão; da piscicultora Ofélia Campigoto e da diretora da Frescatto, Meg Felipe.
Eliana Panty, diretora da ExpoMar, explica que o encontro é tradicional nos eventos da IFC Brasil, promotora da ExpoMar, e agora chega a Itajaí. “A cada edição, pudemos conhecer histórias de mulheres incríveis e à frente do seu tempo que conquistam justo destaque, transformando as suas vidas e de comunidades inteiras com a sua coragem”, lembra.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.