Retomada do porto será através de parceria entre Seara e SC Portos
Terminal de contêineres aguarda o alfandegamento da Receita Federal, mas navio da BYD atraca no cais público
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Navio Star Lysefjord, carregado com carros da BYD, vai atracar após um ano e meio de crise no porto (Foto: Divulgação/G2 Ocean)
Porto de Itajaí recebeu a visita de comitiva da Antaq (Foto: Divulgação/SPI)
Navio Star Lysefjord, carregado com carros da BYD, vai atracar após um ano e meio de crise no porto
(foto: Divulgação/G2 Ocean)
O navio Star Lysefjord, de bandeira norueguesa, será o primeiro navio de contêineres a atracar em Itajaí após um ano e meio de crise no porto. O cargueiro tem previsão de chegar no dia 7 de julho, conforme o cronograma do serviço de praticagem, carregado com 710 contêineres com dois mil carros elétricos da montadora chinesa BYD.
O carregamento não faz parte de uma linha regular mas vai marcar a retomada de operações de cargas contêinerizadas no porto. O navio, porém, não vai atracar nos berços 1 e 2, assumidos ...
O carregamento não faz parte de uma linha regular mas vai marcar a retomada de operações de cargas contêinerizadas no porto. O navio, porém, não vai atracar nos berços 1 e 2, assumidos pela Seara, do grupo JBS, mas na área pública do porto, numa operação especial em parceria com a SC Portos, arrendatária dos berços 3 e 4 para cargas gerais.
Isso porque o alfandegamento do terminal de contêineres, que depende da Receita Federal, ainda está pendente. O processo que permite a atracação de navios tem previsão de ser concluído em até 45 dias. Enquanto espera o alfandegamento, a Seara já tem acordo com ao menos cinco armadores de navios pra tocarem linhas regulares pra Itajaí, segundo a superintendência do porto.
O primeiro navio recebido pela Seara na parceria com a SC Portos tem 204,40 metros de comprimento por 32,26 de boca. A embarcação já navega para o Brasil, após deixar o porto de Singapura, passando no momento pela costa da África do Sul. O navio é do armador G2 Ocean e tem uso misto, tanto para carga geral como de contêineres.
O carregamento de carros em contêineres faz parte da estratégia da BYD, que já lançou seu próprio navio de transporte, pra agilizar as importações de veículos para o Brasil. Em Itajaí, o porto tem experiência em operações com navios carregados com veículos em embarcações específicas. Já o transporte dos carros dentro de contêineres será a primeira vez no terminal.
A retomada das operações de contêineres em Itajaí será marcada pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro dos Portos, Silvio Costa. A agenda está prevista para o dia 5 de julho, na sexta-feira da semana que vem, mas da data poderá ter ajuste conforme a chegada do navio. A data deve ser confirmada pela assessoria especial da Presidência até quarta-feira.
Comitiva da Antaq visitou porto
A Superintendência do Porto de Itajaí recebeu uma visita técnica do diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Wilson Pereira de Lima Filho, e outros três representantes do órgão na quinta-feira. No encontro foram discutidos os projetos do arrendamento definitivo do porto, a retomada das operações de contêineres com a Seara/JBS e os recursos de R$ 50 milhões do governo federal pra manutenção da dragagem do canal portuário.
O superintendente do Porto, Fábio da Veiga, também falou dos processos de expansão da área portuária, das obras da Rua do Porto, das melhorias previstas no molhe Norte, em Navegantes, e a 2ª etapa das obras da nova Bacia de Evolução. O projeto é necessário para que o complexo portuário possa receber navios de até 400 metros de comprimento.
O Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Itajaí, Auri Pavoni, apresentou à Antaq o andamento das obras da Rua do Porto. O projeto prevê uma nova via para entrada e saída do centro da cidade em direção à BR-101. Com as desapropriações no entorno, a área do porto poderá ser duplicada e área de armazenagem retroportuária será triplicada. O investimento é de R$ 22,3 milhões.
A comitiva da Antaq participou de outras duas reuniões em Itajaí, uma com o diretor-executivo da Seara Operações Portuárias, Aristides Russi Júnior, que vai comandar a retomada do porto no terminal de contêineres, e outra com o diretor da SC Portos, Antônio Guimarães, responsável pelas operações de cargas gerais nos berços públicos.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.