O hotel Ibis Itajaí, na avenida Abrahão João Francisco, a Contorno Sul, no centro de Itajaí, foi multado pelo Semasa por estar jogando os dejetos da cozinha diretamente na rede pluvial - a da água da chuva.
A primeira autuação foi em março, já a multa, por falta de adequação, foi aplicada na quarta-feira da semana passada. O valor da multa é irrisório. Mesmo poluindo a cidade, o hotel foi ...
A primeira autuação foi em março, já a multa, por falta de adequação, foi aplicada na quarta-feira da semana passada. O valor da multa é irrisório. Mesmo poluindo a cidade, o hotel foi multado em apenas R$ 136,41.
Ao DIARINHO, o setor de Fiscalização do Semasa informou que em março foi feita a fiscalização inicial. Já no dia 12 de junho, a fiscalização retornou ao local e constatou que o problema não tinha sido resolvido, aplicando a multa no valor de R$ 136,41.
Nesta terça-feira, após o DIARINHO receber denúncia sobre o caso, a Semasa voltou ao local e disse que o problema foi em parte resolvido, com o empreendimento improvisando uma forma de não despejar o esgoto da cozinha diretamente na rede pluvial.
“A caixa de gordura não está mais jogando na rede pluvial. Hoje vai para uma caixa de passagem de esgoto. Eles chamam uma empresa que vai lá e suga os dejetos. Mas a solução não está 100% correta, já que o indicado é que a caixa de gordura da cozinha seja despejada na rede coletora de esgoto”, explicou o setor de fiscalização do Semasa ao DIARINHO.
A dificuldade é que a avenida Contorno Sul, em frente ao hotel, ainda não dispõe da rede coletora de esgoto. A rede chega até a rua José Marçal Dutra, que fica ao lado do empreendimento. Com isso, o hotel conseguiu ligar na caixa de inspeção do Semasa os banheiros, toda a torre antiga e a parte da nova torre. A cozinha do empreendimento, que fica na torre nova e abaixo do nível da rua, não pôde ser ligada diretamente na rede coletora do Semasa.
Ao DIARINHO, o Semasa informou que estuda estender a rede coletora da avenida Contorno Sul até a frente do hotel para suprir a demanda do empreendimento. Um orçamento está sendo feito com empresa terceirizada para verificar a possibilidade.
Já a gerência do Ibis negou que o hotel tenha sido multado pelo Semasa. “A gente já está dentro das normas do Semasa”, se limitou a dizer.