CAMBORIÚ
Grevistas do IFC Camboriú voltam ao trabalho na segunda-feira
Servidores do campus que aderiram à greve das federais decidiram encerrar movimento
João Batista [editores@diarinho.com.br]
O Instituto Federal Catarinense (IFC) em Camboriú voltará às atividades normais a partir de segunda-feira, após 79 dias de greve. Os servidores grevistas – cerca de 20% dos funcionários – decidiram pelo retorno ao trabalho após o sim às novas propostas do governo federal para atender reivindicações da categoria.
A direção-geral do IFC recebeu a decisão do sindicato no final da tarde de terça-feira e a comunidade acadêmica já foi avisada. Segundo a seção litoral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), a categoria permanece em estado de greve até a assinatura do acordo pelo governo, a partir do dia 24 de junho.
Em Camboriú, o movimento começou no dia 3 de abril. As aulas e atividades no campus foram mantidas, mas a paralisação provocou reajuste de horários ou atendimento em regime de plantão em alguns serviços acadêmicos. A unidade se junta a outras três que também retornarão às atividades na segunda-feira: Araquari, Sombrio e Santa Rosa do Sul. Em outros seis IFCs, as aulas já voltaram.
Em Itajaí, servidores do campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) também aceitaram a proposta do governo, mas a greve continua até a deliberação final do comando nacional de greve, com plenária nesta sexta-feira. Uma nova assembleia do Sinasefe-SC está marcada para 26 de junho para avaliar a decisão e votar o fim da greve.
A greve caminhava para três meses, mas a retomada das atividades irá ocorrer após o avanço das negociações com o governo federal.