A Superintendência do Porto de Itajaí assinou na segunda-feira o contrato de arrendamento transitório para carga geral na área pública (berços 3 e 4) do terminal peixeiro. As operações serão tocadas pela SC Portos, que hoje já opera as cargas gerais no porto. A assinatura do contrato foi feita em reunião com representantes da prefeitura, da autoridade portuária, da empresa e dos trabalhadores portuários avulsos.
O contrato define a exploração da área pública e prevê a instalação de uma estrutura em lona ao lado do armazém 03. O novo “puxadinho” do porto deve ser instalado pela empresa após o alfandegamento ...
O contrato define a exploração da área pública e prevê a instalação de uma estrutura em lona ao lado do armazém 03. O novo “puxadinho” do porto deve ser instalado pela empresa após o alfandegamento da Receita Federal. Será erguido um galpão metálico com fechamento em lona e área de 4 mil m². Com a estrutura, a área de armazenagem de carga geral passará de 4800m² para 8800 m².
As operações da SC Portos abrangem apenas movimentação e armazenagem de cargas gerais não contêinerizadas, principalmente produtos como açúcar, celulose, siderúrgicos, madeira, fertilizantes, veículos e carga de projetos.
De acordo com os diretores da empresa, Antônio Guimarães e João Chaves, a previsão é instalar o novo galpão lonado em até 180 dias. “Já temos toda a estrutura alinhada, assim, podemos manter uma regularidade mensal com as operações de cargas geral. Também estamos muitos ansiosos para recebermos mais cargas, onde, junto com o armazém 03, em sua totalidade, podem ser movimentadas entre 20 e 40 mil toneladas”, destacaram.
Contrato de seis meses
O contrato tem validade de seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo período. Esse é o segundo contrato firmado pelo Porto de Itajaí para as operações plenas no terminal. O primeiro, vigente desde dezembro de 2023, é com a Mada Araújo, hoje controlada pela Seara Operações Portuárias, para cargas de contêineres nos berços 1 e 2. A retomada da movimentação de contêineres é prevista a partir de julho.
“Após o anúncio de que a Seara Operações Portuárias seria a operadora de contêineres na área arrendada, toda a classe portuária comemorou, pois agora podemos ver que o porto, em pouquíssimo tempo, retornará com suas atividades totalmente em dia”, diz o superintendente do Porto, Fábio da Veiga.
Ele acredita que a assinatura do contrato com a SC Portos comprova que as operações de carga geral sempre deram certo no porto e continuarão crescendo, também gerando trabalho e renda para os trabalhadores portuários. “Tenho a plena certeza que chegaremos até o final do ano com o porto 100% operando, tanto na área arrendada como na pública”, afirma.
Em 2023, o Porto de Itajaí fechou o ano com um desempenho equilibrado nas operações de carga geral, que seguiram crescendo neste ano com novas atracações, embora o porto ainda amargue um ano e meio sem movimentação de contêineres. As operações pela SC Portos garante trabalho aos portuários da mão-de-obra avulsa. Em 2023, foram até dois mil trabalhadores por mês atuando em várias operações da empresa.