Matérias | Especial


BRASIL

Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

A Marcha para Jesus se autodenomina como o “maior evento popular cristão do mundo”

Agência Pública [editores@diarinho.com.br]

Marcha pra Jesus deste ano teve 13 mil caravanas de fiéis. (Foto: Tomaz Silva)
Marcha pra Jesus deste ano teve 13 mil caravanas de fiéis. (Foto: Tomaz Silva)


Por Amanda Audi e Danilo Queiroz | Edição: Mariama Correia


Jair Bolsonaro foi o primei­ro presidente do Brasil a participar de uma Mar­cha para Jesus, em 2019. Na ocasião, foi fotografado fazendo gesto de “arminha”, como se estivesse executando alguém que ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


Jair Bolsonaro foi o primei­ro presidente do Brasil a participar de uma Mar­cha para Jesus, em 2019. Na ocasião, foi fotografado fazendo gesto de “arminha”, como se estivesse executando alguém que estava no chão. Em 2022, em busca da reelei­ção (que não veio), ele parti­cipou da marcha em Vitória, no Espírito Santo, ao lado do senador evangélico Magno Malta (PL-ES) e outros candi­datos que iriam concorrer nas eleições daquele ano. Entre a multidão, era possível ver uma arma gigante e um cai­xão com o símbolo do Partido dos Trabalhadores (PT). Fazia poucas semanas que um pe­tista havia sido morto por um bolsonarista após uma discus­são política.



Para pesquisadores que es­tudam o desenvolvimento da Marcha para Jesus no país – que é organizada pela Igreja Renascer em Cristo, do após­tolo Estevam Hernandes e da bispa Sônia, desde 1993, e foi crescendo à medida que a po­pulação se tornou mais evan­gélica –, esses acontecimen­tos são simbólicos de como o evento se consolidou como um palanque político nos úl­timos anos. Com privilégio mais evidente de políticos de direita e extrema direita.

Este ano, a Marcha para Jesus do Rio de Janeiro teve participação de pré-candidato à prefeitura e ataques ao Su­premo Tribunal Federal (STF). No ano passado, a Marcha na capital paulista reuniu aproxi­madamente 3 milhões de pes­soas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi à marcha em São Paulo. Ele res­pondeu com uma carta em que agradecia pelo “honroso convite” e enviou como re­presentantes a deputada Be­nedita da Silva (PT) e Jorge Messias, advogado-geral da União, que foi vaiado durante seu discurso. Na edição deste ano, no dia 30 de maio, Mes­sias foi novamente o repre­sentante do presidente.


 

De evento evangelístico a palanque


A Marcha para Jesus se autodenomina como “maior evento popular cristão do mundo”. Ela se afirma como uma clara de­monstração da capacidade de mobilização e da força da população evangélica no país. Este ano, cerca de 13 mil caravanas de fiéis de diferentes denomina­ções evangélicas e estados participaram do evento.

Em suas mais de quatro décadas, a Marcha para Jesus deixou de ser ape­nas um evento de música e oração, como demonstra a ativa participação de po­líticos que figuram no trio principal e nos discursos feitos no palco.

No Brasil, a primeira Marcha para Jesus, rea­lizada em São Paulo em 1993, reuniu 350 mil pes­soas. A pesquisadora Ra­quel Sant’Ana explica que o crescimento do evento coincide com a chamada “explosão gospel” nos anos 1990 e a consolida­ção da Frente Parlamentar Evangélica no legislativo.

“Esses movimentos ofe­receram um repertório co­mum de músicas, progra­mas de televisão e agenda política, que passou a cir­cular além das igrejas es­pecíficas, por um público amplo”, explica.

Nos anos 2000, a mar­cha já era um megaevento. “A partir de 2013, com o retorno das mobilizações de rua como modelo de ativismo político e a maior organização da chamada nova direita, as atividades de preparação da marcha, com caravanas de bairros e de igrejas, a elaboração de cartazes próprios, ca­misas de movimentos com pautas próprias e outros modos de manifestação do público passaram a ser mais comuns”, diz a pes­quisadora.


Foi durante esse perío­do que a Igreja Renascer tornou-se pouco a pouco um conglomerado de mais de 800 templos, escolas, gravadoras e emissoras de rádio e TV.

Foi durante a reeleição de Lula à presidência, em 2009, que a celebração passou a ser incluída no calendário oficial do país. A lei, sancionada pelo pre­sidente, é de autoria do senador Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que já foi um dos bispos da Igreja Universal, presidida pelo seu tio Edir Macedo.

No ano passado o go­vernador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), sancionou uma lei que de­clara o evento como patri­mônio cultural de natureza imaterial do estado.

Este ano, Tarcísio mais uma vez esteve presente no evento, acompanhado do prefeito da cidade, Ri­cardo Nunes (MDB), que acena para o eleitorado evangélico numa tentativa de se reeleger.

As edições dos anos 1990 eram apenas uma aposta, dialogavam com a mobilização nacional ge­rada com o impeachment do presidente Collor, mas ainda eram muito identifi­cadas com a Igreja Renas­cer em Cristo, não havia adesão de um público e um arco de alianças abrangen­te como o de hoje.


A partir de 2013, com o retorno das mobilizações de rua como modelo de ativismo político e a maior organização da chama­da nova direita, as ativi­dades de preparação da marcha com caravanas, a elaboração de cartazes próprios, camisas de mo­vimentos com pautas pró­prias e outros modos de manifestação do público, paralelas à programação do palco, passaram a ser comuns.

A marcha de SP, em es­pecial, que sempre valo­rizou a institucionalidade e a participação de repre­sentantes dos executivos municipal, estadual e na­cional, independentemen­te do seu espectro político, é tratada como uma prova da relevância do evento. A necessidade de respeitar e orar pelas “autoridades” é sempre defendida pelos apresentadores e pela or­ganização. O que não quer dizer que o público não tenha suas próprias ideias e medidas do respeito de­vido (ou não) a esses polí­ticos. Em 2018, por exem­plo, a participação de Jair Bolsonaro, ainda na condi­ção de parlamentar e can­didato, inspirou algumas vaias, junto aos gritos de “mito” e aplausos.

 

Por que isso importa?

Maior evento gospel do país, a Marcha para Jesus cresceu junto com a popula­ção evangélica. A marcha se tornou um terreno de dispu­ta política que tem sido do­minado pelo bolsonarismo e pela extrema direita.

A aprovação do gover­no Lula entre os evangélicos segue baixa. Na opinião de Christina Vital, professora de Sociologia e coordenado­ra do Laboratório de Estudos Sócio-Antropológicos em Po­lítica, Arte e Religião da Uni­versidade Federal Fluminen­se (UFF), a esquerda ainda falha na comunicação com esse público.

“Isso vem favorecendo os políticos e líderes mais à di­reita”, diz a pesquisadora.

Por outro lado, Raquel Sant’Ana, antropóloga e pes­quisadora do Museu Nacio­nal da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pontua que a direita investiu “siste­maticamente recursos, qua­dros e elaborou projetos que incluem os evangélicos de um modo que a esquerda não faz”.

Sant’Ana pesquisa mani­festações evangélicas na es­fera pública brasileira. Um dos pontos do seu trabalho é a teologia do domínio, que defende a disputa do poder terreno por aqueles que que­rem implementar o reino de Jesus na Terra – o que valori­zou a atuação de alguns gru­pos evangélicos na política institucional e na mídia.

“Também é importan­te notar que quem teve os melhores recursos para rea­lizar essa disputa foi quem se associou à ditadura. Mui­tas concessões de rádios gos­pel, por exemplo, foram fru­to dessa relação. Por outro lado, a esquerda evangélica, desmobilizada durante o re­gime, priorizou outras fren­tes de organização política e defendeu durante muito tempo que era necessário se­parar religião e política, dei­xando o terreno livre”, con­cluiu.

De acordo com Vital, a as­sociação com a direita se in­tensificou ao longo do tem­po.

“Embora essa associação já fosse verdadeira durante a Constituinte de 1987, vá­rios parlamentares evangéli­cos que compunham a cha­mada ‘bancada evangélica’ votavam em favor de pau­tas sociais ligadas ao comba­te às desigualdades sociais, de acesso à saúde e educa­ção”, diz.




Comentários:

Luciano Kneip Zucchi

15/06/2024 19:52

ERRATA: CORAÇÃO, EM VEZ DE COAÇÃO.

Luciano Kneip Zucchi

15/06/2024 19:50

Respeito a marcha, que levanta o nome do Mestre. Espero que o povo que participa 'siga os ensinamentos dele', de verdade, como está escrito: ''Amaras ao Senhor, de todo teu coração, de toda a tua alma, com todas as tuas forças, e com todo o teu ENTENDIMENTO''(LUCAS 10:27). Portanto estimados, pensem, busquem, tenho certeza que com humildade de coação, saberão a verdade sobre ''lobos em pele de cordeiro que veem a vós para devorar-vos''. Pensem, Pelas sua obras, por suas ações e palavras os conhecereis, árvore boa, bom fruto, arvore ruim fruto ''que mata'', e suas sementes geram o mesmo. ARMAS E BALAS, PRODUZEM O QUE??? QUEM AS DISSEMINA SEMEIA O QUE?? Prof. Dr. Luciano Zucchi.

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

Entre em contato com a redação ❯
WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.12.150.203

Últimas notícias

Preso ciclista que exibia o pênis pra mulherada na orla de Navegantes

MEIA PRAIA

Preso ciclista que exibia o pênis pra mulherada na orla de Navegantes

Tá diferente

Inverno chega quente em SC

Obras na rede de água interditam área central de BC hoje à noite

SE LIGA!

Obras na rede de água interditam área central de BC hoje à noite

Veja como transformar a garagem de casa em uma estação de recarga

Elétricos

Veja como transformar a garagem de casa em uma estação de recarga

Brusque abre inscrições para processo seletivo com salários de até R$ 10 mil

OPORTUNIDADE

Brusque abre inscrições para processo seletivo com salários de até R$ 10 mil

Preso bando que negociava terrenos milionários fakes em Itapema

Golpes

Preso bando que negociava terrenos milionários fakes em Itapema

Ministério dos Transportes quer renovar concessão da BR 101 com a Arteris

Rodovias

Ministério dos Transportes quer renovar concessão da BR 101 com a Arteris

Morre Donald Sutherland aos 88 anos

LUTO NO CINEMA

Morre Donald Sutherland aos 88 anos

Lutadora de Navegantes é bronze no Pan-Americano de wrestling

Guerreira

Lutadora de Navegantes é bronze no Pan-Americano de wrestling

Vôlei: Brasil bate Tailândia e pega o Japão na semifinal feminina

Liga das Nações

Vôlei: Brasil bate Tailândia e pega o Japão na semifinal feminina



Colunistas

Univali fazendo o dever de casa

JotaCê

Univali fazendo o dever de casa

Coluna Esplanada

Bicho limpo

Diário do Investidor

Por que este é um bom momento para investir em Fundos Imobiliários?

E quem cuida de quem cuida?

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Coluna Exitus na Política

O feitiço da educação: a magia de ser (3)

Gramado do Gigantão

Show de Bola

Gramado do Gigantão

Como o trabalho rural pode antecipar e aumentar o valor da aposentadoria

Direito na mão

Como o trabalho rural pode antecipar e aumentar o valor da aposentadoria

Luta por direitos

Via Streaming

Luta por direitos

Seja hábil para lidar com ambiente tóxico nas organizações

Mundo Corporativo

Seja hábil para lidar com ambiente tóxico nas organizações

Pastores deixam a Bola de Neve e flagra de tarado na praia de Navegantes: se liga no que bombou no DIARINHO

Na Rede

Pastores deixam a Bola de Neve e flagra de tarado na praia de Navegantes: se liga no que bombou no DIARINHO

Festerê família Silva e Sodré

Jackie Rosa

Festerê família Silva e Sodré

Colégio Catarinense 5

Histórias que eu conto

Colégio Catarinense 5

Artigos

Nos 164 anos de Itajaí, as pontes são para o futuro

Coluna Fato&Comentário

Itajaí: 164 anos de município, não de fundação

Niver da Candice

Coluna do Ton

Niver da Candice

Níver da Margot

Gente & Notícia

Níver da Margot

“O mar, quando quebra na praia”

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo



TV DIARINHO


O julgamento do motorista do Jaguar que matou duas jovens e feriu outras três durou 16 horas. Evanio ...





Especiais

Urupema: destino do papagaio-charão e de milhares de turistas que querem inverno de verdade

NA ESTRADA

Urupema: destino do papagaio-charão e de milhares de turistas que querem inverno de verdade

 Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

BRASIL

Marcha para Jesus se tornou um terreno político em disputa

Confira 10 dicas para curtir Itajaí no feriado

15 de junho

Confira 10 dicas para curtir Itajaí no feriado

10 edifícios recomendados como um ótimo investimento

LUXO É VIVER BEM

10 edifícios recomendados como um ótimo investimento

Costa itajaiense coleciona casos de naufrágios

Desde o século 19

Costa itajaiense coleciona casos de naufrágios



Blogs

Vôlei: Wennder vê Suzano na briga pelos títulos

A bordo do esporte

Vôlei: Wennder vê Suzano na briga pelos títulos

Relatório da PEC dos Desastres é aprovado

Blog do JC

Relatório da PEC dos Desastres é aprovado

Arraial do Passeio

Blog da Jackie

Arraial do Passeio

A pílula da felicidade

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

"Houve um racha de parte do União Brasil com parte do MDB”

Márcio Dedé

"Houve um racha de parte do União Brasil com parte do MDB”

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

LEONEL PAVAN

“Este muro imaginário de [BC] rica e [Camboriú] pobre que tem que acabar”

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”

Edson Piriquito

"No momento que eu implanto o pronto-socorro dentro de uma das alas do Ruth, eu resolvo atender o ser humano e não comprovante de residência e título de eleitor”

"Balneário Camboriú não precisa de capitão, fantoches, seres iluminados, ungidos. Precisa de pessoas comprometidas com a democracia”

Marisa Zanoni Fernandes

"Balneário Camboriú não precisa de capitão, fantoches, seres iluminados, ungidos. Precisa de pessoas comprometidas com a democracia”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação