ITAJAÍ
Denúncia demonstra avanço de desmatamento em área próxima ao rio Itajaí-Açu
Inis afirma que área já não tinha vegetação e que há licença pra terraplanagem
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Imagens áreas mostram o que parece um desmatamento em uma área no final das ruas Pedro Teixeira de Melo e Avelino Werner, às margens do rio Itajaí-açu, no bairro Imaruí, em Itajaí. O local já tinha sido alvo de denúncia no começo do ano, quando máquinas foram vistas no terreno derrubando a vegetação. O trabalho seria de limpeza, segundo afirma a fiscalização da prefeitura.
De lá para cá, a intervenção tem se expandido, como demonstram as novas imagens. O Instituto Itajaí Sustentável (Inis) não confirma a denúncia de desmatamento na área. Segundo o órgão, o terreno não tinha vegetação, mas havia ocupações irregulares. O Inis ainda informou que há uma licença emitida para terraplanagem no local.
Segundo a secretaria de Desenvolvimento Urbano não existe qualquer projeto para a área. No local está funcionando um bota fora do Terminal Barra do Rio. O barro é tirado do terminal e colocado neste terreno onde é feita a terraplanagem.
A denúncia inicial dizia que a área é pública e estaria sendo invadida por um terceiro. Os dados cadastrais junto ao município informam que os terrenos são particulares. No total, são cinco grandes lotes que vão até as margens do rio. Parte deles ainda tem casas de ocupações irregulares. Uma horta comunitária chegou a existir na área que agora passa pela terraplenagem.