SARAGAÇO!
Mais 1900 tainhas são capturadas em Bombinhas
Arrasto foi na Praia da Tainha e teve até saragaço tradicional na contagem dos peixes
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]

Mais uma captura de tainhas foi feita nessa quinta-feira em Bombinhas. Desta vez, cerca de 20 pescadores do Rancho da Tainha pegaram 1932 peixes.
Sérgio Ari Weege, o Sergião do Marisco, sempre acompanha os lanços e desta vez não foi diferente. O morador contou que até o tradicional saragaço rolou. Após o lanço graúdo, os pescadores correram, brincaram, gritaram (até parecia que estavam brigando, mas não...). Após a contagem, os peixes foram lavados com água doce – uma exigência da peixaria que comprou as pescaria toda.
Continua depois da publicidade
Superstições
Continua depois da publicidade
Mulher grávida caminhar na praia? Nem pensar! Banho de mar, então, tem até decreto proibindo. A temporada da tainha é repleta de superstições de pescadores.
Sergião relembrou estas citadas e destacou que há decreto municipal que veta algumas atividades que possam espantar os cardumes de tainha na temporada, como banhos, mergulho e som alto em toda a praia da Tainha.
E o tradicional saragaço, que acontece de forma lúdica atualmente, às vezes pode esquentar e virar briga de verdade. Sergião conta que já presenciou um saragaço “verdadeiro”, quando os pescadores “correram” com um turista que queria tomar banho de mar bem na temporada da tainha.
Tainhas com tudo
A temporada da tainha começou em 1º de maio e vai até 31 de julho. Nesta semana, pescadores capturaram 4800 tainhas na praia de Bombas. Com a queda nas temperaturas, a expectativa é de que os cardumes ainda maiores se aproximem do litoral catarinense. A regra é clara: quanto mais frio, mais tainha!