Especial
Tempestade solar causa fenômeno raro
Visita das auroras austral e boreal foi mundial
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
A maior tempestade solar dos últimos 20 anos provocou a aparição de diversas auroras boreais e austrais ao redor do mundo. Os fenômenos raros aconteceram no final de semana.
O fenômeno rendeu fotos incríveis na Patagônia chilena, sul argentino e até no Uruguai. De acordo com o serviço meteorológico da Argentina, não é comum ver a aurora austral tão ao norte do Polo Sul. Já no Hemisfério Norte, a aurora boreal foi vista na Hungria, Suíça, Reino Unido, norte de Portugal e nos Estados Unidos.
As auroras boreal e austral são consideradas um fenômeno óptico, que acontece quando partículas carregadas de luz e energia são empurradas pra Terra numa erupção solar. Ao interagir com a atmosfera, as partículas geram o colorido, principalmente o vermelho e verde. Apesar de o céu receber um espetáculo colorido de tirar o fôlego, o fenômeno pode causar impactos na energia.
Especialistas apontam que esse tipo de tempestade geomagnética na atmosfera pode atrapalhar o funcionamento das redes de energia e os sistemas de comunicação via satélite.