As obras do binário da avenida Marcos Konder, no centro de Itajaí, devem ser a intervenção mais radical do projeto de mobilidade que está mudando o trânsito da cidade. A avenida Marcos Konder será ligada à avenida Contorno Sul. A principal mudança será a retirada dos canteiros centrais da Marcos Konder onde estão cerca de 90 árvores nativas que já fazem parte da paisagem do centro.
A prefeitura não deu garantias sobre o destino das árvores, mas afirmou que “as saudáveis serão transplantadas para as laterais da avenida”. A obra iniciará pelo lado do hospital Marieta, e será ...
A prefeitura não deu garantias sobre o destino das árvores, mas afirmou que “as saudáveis serão transplantadas para as laterais da avenida”. A obra iniciará pelo lado do hospital Marieta, e será executada em trechos e com o bloqueio parcial do trânsito.
A ordem de serviço será assinada no gabinete do prefeito Volnei Morastoni (MDB), às 10h desta sexta-feira. Também está no pacote do binário Central a revitalização do trecho da rua Silva, em frente ao Colégio São José.
A obra começa pela reurbanização da avenida Marcos Konder, em frente ao MC Donald (na Contorno Sul) e terminando no trecho do colégio São José. “Faremos drenagem pluvial, reforço na galeria de esgoto, novos passeios e toda a fiação será subterrânea. Também haverá novo mobiliário urbano, ciclovia, corredor para transporte público e três linhas de arborização”, disse ao DIARINHO o engenheiro Auri Pavoni, que é assessor especial da secretaria de Urbanismo.
A Marcos Konder tem cerca de 90 árvores nativas adultas, mas Auri não soube precisar quantas serão replantadas e quantas serão sacrificadas. “O canteiro central será retirado, com as árvores saudáveis sendo transplantadas para as laterais. Já os canteiros serão contemplados com mais árvores adultas. Também haverá nova iluminação”, completou.
Auri informou que Instituto Itajaí Sustentável (Inis) acompanhará os transplantes das árvores. O local onde estão as árvores dará lugar a uma ciclovia.
A obra na Marcos Konder não prevê interrupção total do trânsito da avenida. “A Marcos Konder não terá o trânsito interrompido. Na próxima semana a empresa deverá iniciar a preparação para o canteiro de obras e na semana seguinte as obras vão iniciar. Nossa programação é de executar a obra por trechos”, informou.
Sem estacionamento
Com o início dos trabalhos nas duas primeiras quadras da avenida, no trecho do laboratório da Unimed até o edifício Embraed, o lado direito perderá a faixa de estacionamento. Nesse local, as vagas destinadas para o estacionamento de carros e motos darão lugar a uma terceira faixa para o tráfego de veículos durante as obras.
Com a conclusão da reurbanização, o estacionamento ficará somente em um lado da avenida. “Teremos passeio, ciclovia, canteiro, estacionamento e as pistas de rolamento. Basicamente as vagas existentes hoje do lado oeste da pista não existirão mais”, adiantou Auri. Ele não informou quantas vagas de estacionamentos serão perdidas com a reurbanização.
O prazo de conclusão é de 12 meses. Os investimentos na revitalização são de R$ 50 milhões com recursos do financiamento internacional do Banco Fonplata.