O Expocentro Júlio Tedesco, de Balneário Camboriú, vai dispor de um investimento de R$ 5 milhões para a construção de uma usina solar no telhado. A estrutura será a maior de Santa Catarina e transformará o local em um gerador de energia limpa. O contrato foi assinado na terça-feira.
Serão quatro mil painéis solares, que ocuparão 25 mil metros quadrados da área do telhado. A estrutura tem capacidade de 2,75 megawatts (MW), o equivalente para abastecer cerca de mil residências ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
OU
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.
Cadastre-se aqui
Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
Assine agora mesmo!
Serão quatro mil painéis solares, que ocuparão 25 mil metros quadrados da área do telhado. A estrutura tem capacidade de 2,75 megawatts (MW), o equivalente para abastecer cerca de mil residências.
Serão duas etapas da obra: a primeira para instalar 1080 painéis solares, que vão gerar 0,75 MW; na segunda etapa serão instalados outro 2920 painéis, que vão gerar 2 MW.
O Expocentro estima que o retorno do investimento de R$ 5 milhões aconteça em até cinco anos.
Tendência no Brasil
A energia solar se tornou a 2ª maior fonte de energia utilizada no Brasil, com 17,4% de participação na matriz energética do país – ultrapassando a eólica, gerada pelo vento. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, atrás apenas da China, Estado Unidos, Japão, Alemanha e Índia.
Ainda de acordo com a Absolar, o Brasil tem cerca de 500 mil usinas de energia solar instaladas, grande parte no nordeste e em Minas Gerais.
Energia limpa
O Expocentro Júlio Tedesco usa equipamentos que diminuem o consumo de energia, com iluminação em led, captação e reuso de águas da chuva e uso de dispositivos que reduzem o consumo de água.