EDUCAÇÃO
Exame do ensino médio está com inscrições abertas
Exame certifica ensino fundamental e médio para jovens e adultos
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Estudantes interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja 2024, já podem fazer a inscrição. O cadastro deve ser feito exclusivamente no portal do Inep até o dia 10 de maio.
A prova será aplicada no dia 25 de agosto em todo o território nacional. A taxa de inscrição deve ser paga pelo aluno através do boleto gerado no momento da inscrição.
Caso o participante tenha faltado a prova do Encceja 2023, a ausência deve ter sido justificada para que a inscrição deste ano seja gratuita. Quem não justificou a ausência ou teve a solicitação de justificativa reprovada, vai precisar ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.
O Encceja dá possibilidade de certificação de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade prevista. Para o ensino fundamental, o estudante deve ter 15 anos completos na data da prova, já para o ensino médio a idade mínima é 18 anos.
Durante o período de inscrição, os candidatos que precisarem de atendimento especializado ou de tratamento pelo nome social podem fazer o requerimento. O atendimento especializado é oferecido aos participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, auditiva ou intelectual, surdez, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Gestantes, lactantes, idosos e outras pessoas com condições específicas também podem solicitar o atendimento especial. Essa e outras informações constam no edital do Encceja 2024, que pode ser consultado clicando aqui.