Santa catarina

Conselho Nacional faz missão contra o nazismo

Último ato da comitiva será uma audiência sobre o tema na UFSC nesta sexta

Resultados da visita farão parte de  relatório sobre o nazismo que será enviado à ONU (Foto: arquivo)
Resultados da visita farão parte de relatório sobre o nazismo que será enviado à ONU (Foto: arquivo)
miniatura galeria
miniatura galeria

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)  encerra nesta sexta-feira a missão de combate ao nazismo em Santa Catarina. A comitiva com conselheiros, parlamentares, ouvidora nacional de Direitos Humanos e representantes da sociedade civil chegou ao estado na quarta e passou pelas cidades de Blumenau e Florianópolis.

Continua depois da publicidade

A missão faz parte de uma etapa do processo nacional de investigação administrativa sobre a propagação do nazismo no Brasil. Em sete meses, ao menos 17 pessoas ligadas a movimentos neonazistas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A missão faz parte de uma etapa do processo nacional de investigação administrativa sobre a propagação do nazismo no Brasil. Em sete meses, ao menos 17 pessoas ligadas a movimentos neonazistas foram presas pela Polícia Civil de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Na agenda da missão houve reuniões com autoridades municipais e estaduais, entidades e especialistas, envolvendo órgãos dos sistemas de justiça e segurança pública, além de universidades e representações da sociedade civil.

Nesta sexta-feira, às 18h, haverá uma audiência pública no auditório da UFSC, em Floripa, com o tema “Território, Cultura, Instituições e Enfrentamento ao Neonazismo e Manifestações Neonazistas”. A mesma audiência ocorreu na quinta-feira em Blumenau.

Continua depois da publicidade

O CNDH tem discutido as formas contemporâneas de racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerâncias conexas e combate à glorificação do nazismo e do neonazismo. O aumento dos movimentos neonazistas no Brasil representa uma ameaça direta à diversidade e aos direitos da população, especialmente minorias como mulheres, negros e LGBTQIA+.

Relato para a ONU

A missão terminará com a produção de um relatório que será apresentado na 56ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, nas reuniões em Santa Catarina, o conselho solicitará às autoridades e representantes institucionais a aplicação de um “Questionário de Evidências” elaborado pelo CNDH com os temas apontados pela ONU e outros que possam apontar a existência de uma cultura de propagação do nazismo.

 

Alesc faz audiência pública sobre moradores de rua

Na manhã desta sexta-feira, uma audiência pública discutirá a violação dos direitos humanos de pessoas em situação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). A audiência foi proposta pelo deputado Marcos José de Abreu, o Marquito (PSOL), que faz parte da Comissão de Direitos Humanos e Família. A audiência discutirá as denúncias recebidas pelo CNDH sobre as violações aos direitos humanos da população em situação de rua em diversos municípios catarinenses.

Nessa semana houve uma reunião na prefeitura de Balneário Camboriú para análise das políticas públicas voltadas aos moradores de rua. Esse tema também está no leque da missão do CNDH. Anderson Miranda, coordenador Geral do Ciamp-Rua, Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, participou da discussão. O grupo trabalha em paralelo à missão da CNDH contra o nazismo no estado, com duas equipes distintas de atuação.

Continua depois da publicidade

Além de BC, ao longo dessa semana a comitiva percorreu cidades catarinenses, visitando espaços destinados à população em situação de rua, como a passarela Nego Quirido, em Florianópolis, e pontos de Balneário Camboriú.

O objetivo é fazer um diagnóstico sobre as políticas públicas que vêm sendo implementadas em nível municipal e estadual e buscar avançar na promoção dos direitos humanos e das garantias fundamentais previstas na Constituição Federal e nos tratados e convenções internacionais assinados pelo Brasil.

A audiência servirá como um espaço de apresentação desse diagnóstico e de diálogo entre os distintos setores e a sociedade civil.

PARTICIPARÃO DA AUDIÊNCIA PÚBLICA

- Ana Paula Guljor, Conselheira do CNDH

Continua depois da publicidade

- Defensora Ana Paula Fisher, da DPE/SC

- André Schafer, representando o MNLDPSR

- Daniel dos Santos, representando o MNPR/SC

- Darcy Costa, representando o MNPR nacional

- Erli Aparecida Camargo, presidenta da Comissão Estadual de Direitos Humanos/SC

Continua depois da publicidade

- Aline Salles, representando o Coletivo Voz das Minas

- Ivone Maria Perassa, representando a Pastoral do Povo de Rua

- Anderson Lopes Miranda, Coordenador-Geral (Ciamp-Rua)

- Douglas Roberto Martins, promotor do MPSC




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.255

TV DIARINHO


🕊️📊 FÉ DIVERSIFICADA! A fé tá cada vez mais plural! Segundo o IBGE, o catolicismo ainda lidera no litoral ...





Especiais

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Armas, drogas, carros e macacos

Comando Vermelho usa o WhatsApp para vender de tudo

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

TECNOLOGIA

Reconhecimento facial racista: prisão virou mercadoria para empresas, diz pesquisador

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

SÃO PAULO

Prefeitura barrou atuação de coletivos na Cracolândia dias antes de região ser esvaziada

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

IGREJA CATÓLICA

“Ao menos 50 crianças”: as acusações de estupro contra Padre Bernardino dos Santos

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA

NOS EUA

Eduardo Bolsonaro e influenciadores de direita articulam punição contra STF nos EUA



Blogs

Sentiu

Blog do JC

Sentiu

1 - 2 - 3

Blog da Jackie

1 - 2 - 3

Cansaço Persistente e Névoa Mental? Pode Ser Sua Mitocôndria Pedindo Socorro

Espaço Saúde

Cansaço Persistente e Névoa Mental? Pode Ser Sua Mitocôndria Pedindo Socorro



Diz aí

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diz aí, Maria Heloisa!

"A ideia é que o parque também tenha acesso pela Praia Brava”

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

AO VIVO

Diretora do Inis participa do “Diz aí!” no DIARINHO

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Diz aí, Michael Domingues!

“O online não vai superar nunca o físico. A gente é de relação. A relação humana está sempre acima de tudo”

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

ENTREVISTA AO VIVO

Superintendente do Itajaí Shopping é o convidado do “Diz aí” desta quarta-feira

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"

Diz aí, Vitor Vogel!

"O comunista é tudo aquilo que eu não gosto"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.