PROTEÇÃO
Dia D de vacinação contra gripe acontece em Itajaí e BC
Grupos prioritários serão vacinados no sábado
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]



Vai rolar neste sábado o Dia D de vacinação contra a influenza em Balneário Camboriú e Itajaí. A imunização contra a gripe será aplicada em pessoas que integram o grupo prioritário, como crianças de até seis anos e gestantes. BC liberou a aplicação da vacina em todos os postos de saúde, já em Itajaí sete unidades ficarão responsáveis pela imunização.
A Secretaria de Saúde de Itajaí fará a vacinação das 8h às 17h, sem fechar para o almoço, nestes sete postos: Fazenda I, Rio Bonito, Itaipava, Jardim Esperança, Santa Regina, Centro-Vila e Cidade Nova II.
Continua depois da publicidade
O foco, segundo a secretaria, é voltado à imunização dos grupos prioritários com a vacina contra a gripe influenza, que protege contra os três subtipos do vírus mais circulantes no momento: influenza A (H1N1); influenza A (H3N2) e influenza B. As pessoas que precisam atualizar a sua caderneta com outros imunizantes também poderão ser atendidas no Dia D.
Já em BC, a campanha vai acontecer em todas as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde da cidade, das 8h às 17h. As 10 UBSs de BC vão estar abertas para a campanha, inclusive a unidade do Pontal Norte que não tem sala de vacina, mas vai aplicar excepcionalmente no sábado os imunizantes contra a gripe e tétano.
Continua depois da publicidade
Para receber a vacina, o paciente deve apresentar um documento de identificação e a carteira de vacinação. Todas as vacinas do Calendário Nacional também vão estar disponíveis no sábado.
A campanha contra a influenza deve seguir até o dia 31 de maio. A doença viral afeta o sistema respiratório e tem grande potencial de transmissão. Por isso, a imunização é a forma mais eficaz de prevenção e proteção contra a enfermidade.
Confira os grupos prioritários
-Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
-Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
-Trabalhadores da Saúde;
-Gestantes;
-Puérperas;
-Professores dos ensinos básico e superior;
-Povos indígenas e quilombolas;
-Idosos com 60 anos ou mais;
-Pessoas em situação de rua
-Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
-Profissionais das Forças Armadas;
-Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
-Pessoas com deficiência permanente;
-Caminhoneiros;
-Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
-Trabalhadores portuários;
-Funcionários do sistema de privação de liberdade;
-População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).