JC é colunista político do Diarinho, o jornal que todo mundo lê, até quem diz que não. A missão do socadinho escriba é disseminar a discórdia, provocar o tumulto e causar o transtorno, para o bem da coletividade.
Prefeitos da região em reunião com banco BTG nos States
(fotos: divulgação)
Prefeito de Itajaí, Robison e de Piçarras, Tiago, em almoço com representantes do bancão BTG nos States
Internacional
Já tem cadastro? Clique aqui
Quer ler notícias de graça no DIARINHO? Faça seu cadastro e tenha 10 acessos mensais
Ou assine o DIARINHO agora e tenha acesso ilimitado!
Faça login com o seu e-mail do Google:
OU
Se você já tem um login e senha, por favor insira abaixo:
Internacional
Pela primeira vez na história, Santa Catarina participa oficialmente da Brazilian Week, evento chiquetoso promovido em Nova York por empresários para conectar Brasil e EUA. O prefeito Robison Coelho (PL), também na qualidade de presidente do CIM-Amfri, representou a cidade e a região juntamente com o prefeito de Piçarras e presidente da Amfri, Tiago Baltt (MDB).
Prestígio
Robison falou para uma plateia de empresários brasileiros e norte-americanos sobre a cidade e a região, sobre o Promobis, e convidou a tchurma do dólar a investir em Itajaí. O futebolista Níkolas Reis, que acompanha o prefeito Robison na missão, apresentou o Distrito de Inovação e a carteira de projetos de concessões e PPPs da cidade.
States
A viagem para a terra do tio Sam inaugura um novo momento na gestão do governador little Jorge, muito pela acertada escolha do ilustre eleitor da city pexêra, Paulinho Bornhausen, hoje secretário de Articulação Internacional do Estado.
Congrats!
A Ocean Race, que foi trazida pelo Paulinho Bornhausen, mudou a história de Itajaí e requalificou paisagens, indústria e qualidade de vida, e a conversa do prefeito da city pexêra com empreendedores internacionais pode trazer dividendos para o futuro.
Quarta-feira, às 18h45, o deputado estadual Napoleão Bernardes participa do Desembucha JC
Almoço
Uma das conexões desse primeiro dia já foi com banqueiros do BTG, em almoço onde o bancão se mostrou interessado em conhecer melhor os ativos da cidade, e uma visita deve rolar em Itajaí ainda em maio.
Fibromialgia
Aconteceu nesta segunda-feira o Seminário Estadual de Fibromialgia proposto pelo deputado Maurício Peixer, na Alesc. O parlamentar foi autor da lei estadual que equipara a fibromialgia a PCD. Peixer convidou o vereador serelepe Cristiano Klaus Fischer, de Itajaí, para ser palestrante e apresentar case de sucesso das PICS com a fibromialgia.
Serelepe
O vereador que está mostrando muito a que veio e não é de hoje, foi para Floripa com quase 50 itajaienses com fibromialgia. O serelepe Cris discursou defendendo muito o uso das Práticas Integrativas para reduzir dor e crises dos fibromiálgicos.
Univali continua fazendo história e participando de estudos que impactam no mundo em que vivemos
Reconhecimento
O prefeito em exercício, Rubens Angioletti (PL), esteve na abertura do seminário estadual e foi reconhecido pelo deputado Maurício Peixer, assim como o vereador Cristiano Klaus Fischer, como referências na defesa de políticas públicas da fibromialgia.
Carteira de identificação
O deputado estadual Peixer também é autor da carteira de identificação estadual de pessoa com fibromialgia, e se torna um dos nomes de ponta sobre o tema na Santa & Bela Catarina, assim como o vereador Cris.
“Em terra de consciências pesadas, verdades soam indiretas” - Pai Atanásio, pensativo
Sindifoz se manifesta
Em nota encaminhada à coluna Jotacê, o Sindicato dos Servidores da Foz do Rio Itajaí-Açu (Sindifoz) afirma que as informações trazidas no espaço, nesta segunda-feira, não condizem com a realidade dos fatos. O sindicato revela que o governo enviou na semana passada uma proposta que foi aceita, em partes.
Meio termo
O Sindifoz confirma que a categoria aceitou que seja encaminhada a reposição da inflação, e também o vale-alimentação que foi uma proposta construída pra se chegar a um meio termo, condicionando a tabela do vale para 2026.
Discutir as propostas
Já no quesito do aumento real e demais pautas, o sindicato revela que a deliberação da categoria em assembleia, em contraproposta, foi a de manter o pleito real no patamar de 10% (IPCA + diferença) e os demais itens que o governo se posicione de forma clara e objetiva, de quando e como pretende fazer/acatar/discutir as propostas. Leia a nota completa no Blog do JC: diarinho.net/blogdojc.
O vereador Cris Fischer (PRD) e o prefeito em exercício de Itajaí, Rubens Angioletti (PL), participaram na Alesc do Seminário Estadual de Fibromialgia proposto pelo deputado Maurício Peixer
Diz aí!
O muso das bochechas rosadas, ex-prefeito pop star Fabrício Oliveira (PL), participa nesta terça-feira do “Diz aí!” do DIARINHO. A sabatina comandada pela jornalista Fran Marcon, com a participação do JC, vai ser a partir das 13h. Acompanhe na TV DIARINHO no YouTube e nas redes sociais do jornal que todo mundo lê, até quem diz que não.
Fechado, mas...
Leitora da coluna que gostaria de fazer um evento no Parque do Agricultor Gilmar Graf, em Itajaí, ao tentar saber os procedimentos foi informada que o local estava fechado pra ser “locado” nos meses de maio, junho e julho, por conta dos preparativos da Festa do Colono.
Só pros chegados?
Só que foi surpreendida por evento particular no Parque do Agricultor. Será que vale pra uns e outros não? Ou se for chegado da secretária da Agricultura e Expansão Urbana, a Flavia Sehn Ação e do subsecretário Lu do Pedroni não tem problema?
Flávia Sehn Ação
Infelizmente, pelo lado de lá na BR 101, onde um trecho já é urbano e outro rural, a inanição continua e o governo que na campanha prometia “ação” não encontra eco na letargia de quem comanda a secretaria. Será que é o secretário de Obras, Tarcizio Zanelato, quem segura a guria, mantendo o pouco do importante serviço pra que a Flávia Sehn Ação não caia de vez?
Univali fazendo a diferença
E a nossa universidade peixeira continua fazendo a diferença na vida do povo itajaiense. Esse socadinho leu e viu na mídia sobre a proposta que está sendo construída em relação à inteligência emocional nas escolas.
Comerciante folgado da Hercílio Luz empurra lixarada pra frente do Museu, em pleno sábado. Não é a primeira vez. Tem que levar multa pra deixar de ser folgado
Itajaí vai dar um salto
Segundo algumas excelências excelentíssimas da piramidal casa do povo, que já tiveram a oportunidade de conhecer o projeto, Itajaí vai dar um salto de qualidade nesse tema de grande interesse comunitário e, em breve, o convênio deverá ser assinado pelo prefeito Robison e o reitor Sabiá, ops, Valdir Cechinel Filho.
Patente internacional
E por falar na nossa Univali é preciso destacar sua forte e relevante inserção internacional. Os pesquisadores da Univali e da Coreia do Sul, por meio das universidades de Dankook e Chung Ang, submeteram um pedido de patente internacional visando a proteção de um produto obtido de uma planta brasileira, o guanandi, para tratar doenças do sistema nervoso central, especialmente o mal de Alzheimer.
Estudos em andamento
A pesquisa, financiada por um projeto aprovado na chamada pública n° 13/2023 do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), continua sendo desenvolvida passando por novas etapas antes de ser testada em seres humanos, segundo as notícias.
Na torcida
As perspectivas são muito otimistas e esse colunista pançudinho fica aqui na torcida para que se desenvolva algum produto eficaz para tratar essa mazela que tão mal faz para a humanidade.
Desembucha JC
O Desembucha JC, quarta-feira por volta das 18h45, terá a participação do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Os leitores da coluna Jotacê do Blog do JC podem acompanhar no Youtube/desembuchajc e no Instagram @jcdiarinho.
Fritado
Situações antagônicas nos bastidores da política governamental da semana passada para cá. Enquanto o já ex-secretário de Estado da Comunicação, Aristides Cimadon, vinha sendo fritado em óleo fervendo, internamente, no governo...
Paparicada
A reitora da Unesc e presidente da Acafe, a loirosa e midiática Luciane Ceretta, era paparicada pelas lideranças governamentais, inclusive pelo próprio governador Jorginho Mello (PL), que confirmou convite para ela assumir a secretaria.
Opção política
Afagos que, aliás, já vêm acontecendo há bom tempo, de olho também numa possibilidade de Ceretta se transformar numa opção para candidatura política à deputada estadual e fortalecer a campanha de Jorginho Mello à reeleição no ano que vem.
Na volta
Definição quanto à secretaria de Estado, pelo menos, deve ocorrer até a volta do governador de viagem internacional, no final desta semana, quando o governo deve confirmar oficialmente o nome de Ceretta para comandar a pasta.
Convite
Na posse para mais um mandato na reitoria da Unesc, na semana passada, o entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL) já havia confirmado a possibilidade do convite do governador a Luciane Ceretta, o que acabou se confirmando.
Articulou a parceria
A Luciane tem sido valorizada porque teve papel importante na viabilização do programa Universidade Gratuita, menina dos olhos de Jorginho Mello, com grande visibilidade. Ajudou a articular a parceria com as instituições do sistema Acafe.
Pressões
Do outro lado, a fritura do ex-secretário Cimadon teria ocorrido em função de falta de jogo de cintura com lentidão na tomada de algumas decisões, bem como algumas agendas externas paralelas ao cargo.
Não segurou
Como também ex-presidente da Acafe e ex-reitor da Unoesc de Joaçaba, Cimadon, apesar de amigo de longa data de Jorginho Mello, não conseguiu segurar pressões que teriam vindo também de algumas alas contrárias da entidade, mais chegadas à Luciane Ceretta, segundo se comenta nos bastidores do poder.
TPA na mira
A famigerada Taxa de Permanência e Agonia, ops, Taxa de Proteção Ambiental (TPA) de Bombinhas, é tema que nunca sai de pauta na Leléia, pelo menos desde o início do mandato do entisicado e bocudo deputado Ivan Naatz (PL).
CPM
O autor da lei estadual que proíbe os chamados “pedágios urbanos” por toda Santa Catarina, acaba de protocolar na Leléia um requerimento junto à mesa diretora da Casa, solicitando a criação de uma Comissão Parlamentar Mista para analisar, acompanhar e emitir parecer técnico sobre a arrecadação, destinação e aplicação dos recursos provenientes da TPA na capital do mergulho, Bombinhas.
Dinheirama ...
A justificativa principal é aquela de sempre: Para onde vai a dinheirama arrecadada com a TPA? Com base em dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o deputado alega que pouco mais de 2% destes recursos são utilizados, como justifica a lei municipal de criação da taxa, para projetos e ações ambientais.
Grosso
O grosso do dindim estaria sendo utilizado para o custeio do serviço de cobrança que é feito por empresas “parceiras” da prefeitura. E que desde 2015 já teriam chegado a cifra de aproximadamente R$ 120 milhões.
Votação e aprovação
O passo seguinte é a análise, votação e aprovação, pela presidência e mesa diretora da Leléia, o que poderá acontecer já nesta semana. Na sequência, a instalação oficial desta Comissão Mista com a participação de deputados integrantes das comissões de Finanças, Turismo e Meio Ambiente.
Cronograma
A partir daí, definidos coordenador e vice, será feito um cronograma de trabalho da comissão que pode arrolar documentos, ouvir depoimentos de técnicos, peritos, secretários municipais, vereadores e etc.
Conteúdo Patrocinado
Comentários:
Deixe um comentário:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.