A temporada de cruzeiros 2023/2024 chegou ao fim nesta quarta-feira em Itajaí com o navio MSC Musica. O gigante foi um dos oitos que somaram 42 escalas na cidade desde dezembro, movimentando 113 mil passageiros. O resultado representa a maior temporada de cruzeiros em Itajaí, com movimentação recorde de visitantes.
O MSC Musica fez a quinta escala na cidade no encerramento da temporada. A operação contou apenas com desembarques de passageiros. O navio chegou pela manhã e deixou o porto por volta ...
O MSC Musica fez a quinta escala na cidade no encerramento da temporada. A operação contou apenas com desembarques de passageiros. O navio chegou pela manhã e deixou o porto por volta das 19h, com 3200 turistas que foram recepcionados no Centreventos.
A estrutura montada no Centreventos também serviu para o embarque de passageiros. Nesta temporada, dois navios fizeram o embarque em Itajaí: Costa Favolosa e MSC Lirica. As duas linhas cumpriram escalas semanais e atraíram 37.578 pessoas para o turismo náutico.
Outras 75 mil pessoas recebidas na temporada já vieram embarcadas e tiveram a oportunidade de visitar a cidade e a região. Os demais navios que passaram por Itajaí foram: Costa Diadema, MS Marina, MSC Armonia, Seven Seas Splendor, Seven Seas Voyager e MSC Musica, que fechou a temporada.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, frisou que esta foi a maior temporada da história de Itajaí. “Aguardamos ainda balanços e números fechados, mas já pudemos observar que foi muito impactante para o comércio, assim como bares, restaurantes e lanchonetes”, comentou.
Ele aponta que muitos visitantes chegaram à cidade já com roteiros prontos para conhecer e passeios comprados. Um dos principais destinos buscados foi a Praia Brava. Os resultados da temporada ainda serão analisados pra começar a preparação para a próxima. A percepção é que os números finais serão muito expressivos.
“Conversando com comerciantes e com o próprio Itajaí Convention e Visitors Bureau percebemos aumento de mais de 50% na movimentação nos dias de escalas. Restaurantes, especialmente da Beira Rio, centro e praias, foram os mais procurados”, adiantou o secretário.
O comércio de rua, como na Hercílio Luz, também foi estimulado com os visitantes. Além disso, a movimentação turística contribuiu pra geração de empregos com contratos estendidos. “Colaboradores que foram contratados para o Natal, por exemplo, tiveram seus vínculos ampliados justamente porque a temporada de cruzeiros chegou até este mês de abril”, explicou Thiago.
BC recebe navios até dia 27
Em Balneário Camboriú, as escalas de cruzeiros vão até o dia 27 de abril, fechando a temporada 2023/2024. Desde novembro, BC já teve 50 escalas. Nesta semana, o Atracadouro Barra Sul atendeu passageiros de dois navios e outras 11 escalas seguirão ao longo do mês. Na sexta-feira, a visita será do Norwegian Star, cruzeiro de rota internacional com dez paradas na América do Sul. Até o final do mês, a cidade ainda terá escalas com os navios World Navigator (1 parada), MSC Preziosa (2) e Costa Favolosa (7).