Matérias | Geral


TURISMO

Novos condomínios residenciais poderão reservar áreas para hotéis em Balneário

Novidade do novo plano diretor promete estimular setor hoteleiro em regiões “vocacionadas. Modelo é comum nos EUA

João Batista [editores@diarinho.com.br]

Sindisol vê risco de “superoferta” de hospedagem derrubar preços e qualificação (fotos João Batista)



Proposta de alteração no Plano Diretor de Balneário Camboriú prevê um modelo de ocupação que permite áreas destinadas a hotéis dentro de prédios residenciais. Representantes do setor hoteleiro veem a medida como positiva, mas também há preocupação dos hotéis mais tradicionais com uma “superoferta” de hospedagem que segundo eles poderia derrubar os preços e desqualificar os serviços.


A proposta ainda é discutida no processo de revisão do Plano Diretor, que deve ser retomado em abril. A ideia é impulsionar tanto o mercado imobiliário como o setor de turismo, atraindo ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

OU

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


A proposta ainda é discutida no processo de revisão do Plano Diretor, que deve ser retomado em abril. A ideia é impulsionar tanto o mercado imobiliário como o setor de turismo, atraindo visitantes mais endinheirados. Atualmente, Balneário Camboriú possui uma hotelaria sem grandes redes, formada por 110 estabelecimentos que somam cerca de 25 mil leitos.



A cidade já é considerada uma das mais verticalizadas do país, com 57,2% da população morando em prédios e endereço dos maiores arranha-céus do Brasil. O modelo para implantação de hotéis em condomínios é novo no país e visa incentivar a construção de novos estabelecimentos de hospedagem em regiões “vocacionadas” da cidade.

“Em algumas regiões haverá um incentivo vocacionado tanto às empresas hoteleiras quanto às construtoras, ou seja, haverá um índice máximo de capacidade para implantação do hotel, e não haverá cobrança de outorgas onerosas”, adianta o secretário de Planejamento, Rubens Spernau.


A proposta é também ampliar o potencial construtivo em projetos de uso misto, estimulando a fachada ativa de novos prédios, com comércios que se integrem aos passeios públicos. “Mas o potencial construtivo da parte residencial, que é aquela que adensa e cria um ambiente mais difícil de enfrentamento na questão da mobilidade, não será ampliado”, ressalta o secretário.

Um projeto com essa ideia é do novo Hotel Marambaia, que se tornará um complexo com uso hoteleiro, comercial e residencial. O empreendimento da FG, apresentado em 2023, prevê preservar o prédio antigo com a fachada histórica do hotel, abrigando praça, bares e restaurantes. Já o prédio dos fundos será demolido e dará lugar a um arranha-céu com hotel de alto padrão e torre residencial.


Outra medida de estímulo à rede hoteleira é a proposta pra alterar a restrição no tamanho mínimo do terreno pra implantação de hotel. O critério, que hoje é de 2 mil m², ficaria a partir de 750 m² de terreno. “Isso também vai possibilitar que BC tenha mais empreendimentos hoteleiros, além de ampliar o atendimento da demanda que vem a negócios”, acrescenta Rubens. As mudanças devem ser apresentadas em audiências públicas a partir de abril, antes do projeto ir à câmara.

Especialista prevê modernização da rede e valorização de imóveis

Para o especialista em mercado imobiliário de alto padrão, Renato Monteiro, a mudança no Plano Diretor vai impactar positivamente, com BC ganhando uma rede hoteleira moderna, como acontece na construção civil, reconhecida pelos edifícios sofisticados. “Com opções de hospedagens que vão atender as necessidades de um público mais exigente, a cidade vai atrair um turismo mais qualificado e com maior poder aquisitivo, o que reflete diretamente no mercado imobiliário, inclusive, com valorização dos imóveis que pode chegar a até 200% nos próximos cinco anos”, acredita.

Ele observa que a cidade também terá chance de qualificar o turismo, atraindo visitantes e atendendo melhor os turistas de negócios e eventos.

“O público de classes A e A++, diferentemente de outras classes sociais, não costuma alugar hospedagens de casas e apartamentos de temporada ou por aplicativos. Eles preferem toda a comodidade que um hotel oferece”, comenta.


Sindisol defende sustentabilidade

Hotéis de BC tem ocupação média anual de 60%

Hotéis de BC tem ocupação média anual de 60%

 

O Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú e Região (Sindisol) demonstra preocupação com a proposta. Para o presidente da entidade, Rodrigo Vieira, do Hotel Vieiras, a medida precisa ser pensada de forma sustentável pra não prejudicar os hotéis já existentes.

“Depende da forma como será feito, se fizer de forma liberada para qualquer edifício, vamos ter um aumento considerável de oferta e, consequentemente, teremos uma queda geral na diária média do destino, tornando os negócios inviáveis, assim como aconteceu no Rio de Janeiro no pós-copa”, avalia.


Para ele, a medida será “saudável” para a hotelaria se o modelo misto for onde já tem hotéis. Rodrigo explica que o setor não enfrenta defasagem de leitos, com ocupação média anual de 60%. Ele destaca que o percentual é resultado de anos de luta do setor contra a sazonalidade.

“Um aumento na oferta sem aumentar a demanda no destino vai causar um problema que pode ser irreversível. O Sindisol está lutando no Plano Diretor para que isso seja feito de maneira sustentável para o destino de Balneário Camboriú continuar crescendo e ser um dos melhores do país”, comenta.

A construção de novos hotéis seria necessária se a ocupação atual estivesse acima dos 80%, segundo avalia Rodrigo. Para ele, a implantação da medida hoje atenderia apenas os construtores e prejudicaria os estabelecimentos tradicionais da cidade. Para o sindicato, também pode haver uma desqualificação dos serviços.

O empresário ressalta que a hotelaria de BC tem muita qualidade, com avaliações nos melhores canais de venda, onde a média fica acima da nota 7,5. “Os hotéis, em sua maioria, são de empresas familiares que cuidam e sempre estão se renovando para se manter atualizados. É este um dos motivos que fazem que BC seja muito procurada, pois os clientes sabem que encontram serviços de qualidade”, defende.

Modelo nos EUA

Outros representantes do setor veem com bons olhos a proposta. De acordo com o presidente do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), Orlando de Souza, o modelo pra BC é novo no Brasil, mas vem sendo usado em mercados mais maduros da hotelaria, especialmente nos Estados Unidos.

O conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Osny Maciel Junior, hoteleiro em BC, reforça que a proposta será uma oportunidade para renovação do setor, principalmente para atender a demanda crescente do turismo de negócios.

“Os estabelecimentos terão a necessidade de se atualizar, porque a cidade deixou de ter apenas o turismo de sol e mar e tem que receber também o público corporativo devido à abertura do Centro de Eventos”, opina Junior.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






13.58.182.39

Últimas notícias

SANTA CATARINA

Celesc revoga patrocínios e coloca em risco projetos de cultura, esporte e saúde

NÚMEROS

No Brasil, 3 a cada 4 vivem em cidades com mais risco de desastres por chuvas

Atenção

Semasa alerta que falta de água pode ser geral em Itajaí

Dá-lhe frio

Pescadores de Bombinhas capturam 4800 tainhas

balneário camboriú

Pastores da igreja Bola de Neve são acusados por ex-membros de fraudes

Para alemão ver

Porsche revela seu primeiro híbrido de rua

Centro de Itajaí

Trânsito na Marcos Konder será interditado terça perto do Marieta

Normalizou 

Balsinha da Barra do Rio volta a funcionar

Esporte

Atletismo de Itajaí se tornou vice-campeão catarinense

OPORTUNIDADE

Unimed Litoral tem novas vagas de empregos em Itajaí, Navegantes, Itapema e BC 



Colunistas

Show de Bola

Trocas de treinadores

Coluna Esplanada

Depois da lama

JotaCê

Anna pouco a vontade na coligaçao BB

Direito na mão

Recebeu auxílio-doença ou auxílio-acidente? Veja como se aposentar agora!

Via Streaming

“Boa Pessoa”

Coluna Exitus na Política

Um passeio nas cavernas

Na Rede

Morte de produtor, garotinho com orgulho do pai na enchente e mais: confira os destaques do DIARINHO

Artigos

O combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes é um compromisso coletivo

Jackie Rosa

Niver da Chris

Mundo Corporativo

A importância do equilíbrio da autoestima no mundo organizacional

Gente & Notícia

Níver da Margot

Ideal Mente

Luto coletivo: navegando juntos nas ondas da perda

Coluna do Ton

Chegando de Mendoza

Histórias que eu conto

Armação da infância II

Foto do Dia

“O mar, quando quebra na praia”

Coluna Existir e Resistir

Designação geral sobre o fim do mundo

Coluna Fato&Comentário

Anuário de Itajaí - 100 anos da 1ª edição

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste



TV DIARINHO




Podcast

Pescadores capturam 4800 tainhas em Bombinhas

Publicado 20/05/2024 19:52



Especiais

NÚMEROS

No Brasil, 3 a cada 4 vivem em cidades com mais risco de desastres por chuvas

DADOS

Exportação de armas de fogo dobrou durante os anos Bolsonaro, revela levantamento inédito

NA ESTRADA

BC oferece rolês gastronômicos, culturais, de compras e lazer

RIO GRANDE DO SUL

São Leopoldo: a cidade gaúcha onde quase todos perderam o lar

RIO GRANDE DO SUL

Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado



Blogs

A bordo do esporte

Ícone do esporte mundial, Lars Grael destaca importância da língua inglesa para carreiras de sucesso

Blog do JC

João Paulo desiste da pré-candidatura a prefeito

Blog da Jackie

Tá na mão!!!

Blog da Ale Francoise

A pílula da felicidade

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Vilfredo e Heloísa Schurmann

"Nós reciclamos só 6% no Brasil. Na Europa já é 50%. A própria China já está com 35% de reciclagem” (Vilfredo)

João Paulo

"Essa turma que diz defender a família ajudou a destruir a boa convivência em muitas famílias. Na defesa de um modelo único, excludente"

Entrevistão Peeter Grando

“Balneário Camboriú não precisa de ruptura, mas de uma continuidade”

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação