Prevenção
Itajaí e Balneário Camboriú iniciam a vacinação contra a gripe pelo SUS
Crianças de seis meses até seis anos de idade, profissionais da saúde, grávidas e professores estão entre os prioritários
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



A campanha de vacinação contra a Influenza, a vacina da gripe, iniciou segunda-feira em Balneário Camboriú e Itajaí para todos os grupos prioritários. As doses da vacina estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do município de BC e nas 31 salas de vacinação de Itajaí.
Estão entre os grupos prioritários crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, profissionais da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Continua depois da publicidade
Os grupos não prioritários serão vacinados conforme liberação do Ministério da Saúde.
Balneário
Continua depois da publicidade
Em Balneário Camboriú, as vacinações ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, nas Salas de Vacinas das Unidades Básicas de Saúde dos bairros. Na UBS Central, não há pausa para o almoço.
Os idosos também poderão se vacinar no Núcleo de Atenção ao Idoso (Nai), na rua Angelina, s/n, no bairro dos Municípios, das 9h às 13h nesta segunda e das 7h às 13h nos demais dias da semana.
Itajaí
Em Itajaí, a Secretaria de Saúde estima que 50 mil pessoas sejam vacinadas até o dia 31 de maio, data final da campanha de 2024. Para se vacinar, o público contemplado deve comparecer à UBS mais próxima, conforme seu horário de atendimento, com documento de identidade, caderneta de vacinação e comprovante do grupo prioritário.
“Em breve as temperaturas começam a cair e é muito importante que os grupos prioritários estejam vacinados contra gripe para prevenir hospitalizações e mortes. A vacina é segura e pode ser tomada sem medo”, reforça a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elaine Pessoa.
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações.