Na maioria das vezes, ela mesma se colocou na posição de precisar superar os próprios limites. No entanto, no último ano o desafio se apresentou na forma de um diagnóstico médico durante a realização de exames de rotina, o conhecido “check-up anual”.
Nascida em Balneário Camboriú há 45 anos, Elizângela é neta de um empreendedor do ramo de fabricação de enxovais e desde pequena tinha uma inclinação para a comunicação. Inspirada pela avó materna, uma descendente de alemães que até hoje, aos 93 anos, é um exemplo de força e inteligência, Elizângela se impôs o primeiro grande desafio: enfrentar o mercado de trabalho desde cedo.
“Eu queria ser independente e comecei a fazer estágios”, conta.
Com as primeiras experiências profissionais em curso, Elizângela teve a certeza de que trilharia um caminho na área da comunicação e optou pelo curso de Jornalismo. Estreou como jornalista na TV e acessou a vida dos moradores da região através da telinha.
Aceitou um novo desafio e foi trabalhar junto ao poder público, onde adquiriu experiência em todos os processos de concepção, organização e promoção de eventos. Foram oito anos intensos que a levaram ao próximo passo na carreira: tornar-se gerente de marketing de um empreendimento da região e consolidou sua atuação na área de comunicação junto ao setor varejista.
Dois anos se passaram e surgiu a oportunidade de assumir a gerência de marketing do Balneário Shopping. Diante de si, Elizângela tinha a missão de qualificar o mix do empreendimento e atrair para a região as marcas nacionais e internacionais que hoje dão destaque ao local. O próximo convite foi assumir a superintendência do shopping. Ou seja, ser a responsável por toda a operação.
“É algo muito desafiador. Às vezes, estou tão imersa no trabalho que não me dou conta do tamanho da responsabilidade. O shopping funciona 24h por dia, 12h aberto ao público e 12h no trabalho da operação”, explica.
Elizângela se tornou a primeira mulher em 40 anos a assumir o posto de superintendente de um dos empreendimentos do grupo Almeida Júnior.
“O importante é você fazer o que gosta e se capacitar para isso”, afirma. “E entender que nunca estamos 100% preparadas, mas temos que aceitar os desafios, testar nossos limites”, completa.
Em fevereiro do ano passado, quando já estava há oito anos à frente do shopping, se viu diante de um desafio inédito: foi diagnosticada com câncer de mama no mesmo dia da confirmação do diagnóstico da mãe, que também trata a doença.
“Recebi os resultados das duas biópsias no mesmo dia”, lembra.
A forma de enfrentar o novo desafio foi encarar a doença com praticidade e racionalidade.
“Você não pode deixar a doença tomar conta do seu dia”, afirma. Não parou de trabalhar, mas ao mesmo tempo foi sincera. “Todos ao meu redor sabiam, e quando eu não estava em condições eu informava que não trabalharia, cancelava as agendas. É preciso se respeitar”, explica.
Depois de um ano de quimioterapia e uma cirurgia, Elizângela ainda sofre com os efeitos dos medicamentos e passará por uma nova cirurgia em abril, mas segue firme no tratamento e com o bom humor inabalado. “Eu não tenho tempo em minha agenda para passar mal”, brinca.