BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Sem ar-condicionado, estudantes de BC passam mal e aulas são canceladas
Protesto em frente à escola pediu solução: “governador, vai esperar os alunos morrerem de calor?”
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Alunos e professores da escola estadual básica Maria da Glória Pereira, no centro de Balneário Camboriú, realizaram uma manifestação na tarde de quinta-feira e na manhã de sexta-feira em protesto à falta de ar-condicionado na escola.
O calor intenso nas salas de aula fez com que quatro alunos tivessem que ser socorridos com náusea, visão turva e pressão baixa na quinta. Segundo o relato, alguns professores também passaram mal.
Os protestos tiveram como alvo o governo do estado. “A situação é de longa data e a cada novo governo a gestão escolar informa sobre a situação em que a escola se encontra, são feitas promessas, mas fica só na promessa”, comenta o professor Marcus Sodré.
Os cartazes expostos pelos alunos da escola Maria da Glória tinham frases como: “governador, vai esperar os alunos morrerem de calor?”, “ar-condicionado não é luxo, é necessidade”, “estudar no calor é desumano”, e até “Neymar, cadê o ar?”
O calor foi tanto na quinta-feira que os alunos tiveram que ser liberados mais cedo no período da manhã. Nesta sexta-feira, as aulas foram mantidas. Como mais uma medida para o problema, a Associação de Pais e Professores (APP) da escola vai realizar uma reunião com a comunidade escolar na segunda-feira, a partir das 19h.
“A comunidade escolar há anos reivindica uma solução para a falta de ar-condicionado, bem como de uma estrutura elétrica adequada para a instalação dos aparelhos. Até o momento, a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina não atendeu a essa demanda, apesar de todos os esforços das equipes de gestão desta escola. Durante os dias de calor, trabalhar e estudar são tarefas impossíveis, que comprometem a saúde de professores e estudantes. Esta é uma pauta que não pode mais esperar,” diz a APP em nota oficial.
Manutenção
A situação enfrentada pelos alunos já foi noticiada pelo DIARINHO em fevereiro. A Coordenadoria Regional de Educação de Itajaí se pronunciou após os protestos e afirma que a empresa responsável pela manutenção dos aparelhos de ar-condicionado da EEB Professora Maria da Gloria Pereira, em Balneário Camboriú, irá até a unidade escolar na próxima semana.
Os equipamentos foram higienizados no mês de fevereiro e a substituição das unidades fora de funcionamento por novas já foi solicitada, assin como uma geral na parte elétrica da unidade escolar. Enquanto isso, a escola receberá ventiladores para atender os estudantes nas salas de aula.