ITAJAÍ

Denúncia: empreiteira de Itajaí está sem pagar funcionários

Trabalhadores entraram na justiça atrás dos direitos; dono da construtora "sumiu"

Trabalhadores entraram na justiça
 (Foto: Ilustrativa)
Trabalhadores entraram na justiça (Foto: Ilustrativa)

Funcionários da CR construtora e incorporadora, de Itajaí, denunciam irregularidades no pagamento salarial. O caso foi levado à justiça na terça-feira. Os profissionais estariam sem receber o salário de março e de janeiro, e relatam atrasos nos pagamentos de outros meses.

O servente de pedreiro J. C. trabalha com a empreiteira CR há cerca de um ano e alega que nunca recebeu o salário na data certa. “São em média 15 a 20 homens, pais de família. Tem pessoas ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

O servente de pedreiro J. C. trabalha com a empreiteira CR há cerca de um ano e alega que nunca recebeu o salário na data certa. “São em média 15 a 20 homens, pais de família. Tem pessoas que vivem de aluguel, temos contas, pais de família passando dificuldades até pra comer com seu filho. Trabalhamos e precisamos receber”, pontua. “A gente só queria esse dinheiro pra justamente não estar passando por isso com nossos aluguéis, com as nossas contas. Tem gente que não tinha nem mais o que comer”, comenta o pedreiro Émerson Lira, de 50 anos, que trabalha na CR há cinco meses.

Continua depois da publicidade

Os funcionários da obra acionaram o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Itajaí (Siticon) na última sexta-feira, e se reuniram novamente na terça, em busca de apoio.

Todos os trabalhadores que foram até o Siticon estão recebendo suporte do advogado do sindicato por meio de ações trabalhistas. Isto para que recebam não apenas a folha de pagamento, como todos os benefícios e o valor da rescisão, conforme o caso de cada funcionário.

Edemilson Ambrozio, presidente do Siticon, explica que a responsabilidade do pagamento dos funcionários é das duas empresas. “Se a empreiteira não tiver condições de renda para pagar todos os funcionários, a D6 vai ter que pagar, porque ela é comum responsável”, explica o presidente.

Irregulares

Alguns funcionários da empreiteira não estariam contratados de forma regular. Por conta disso, em uma nova etapa da obra, a D6 não liberou o dinheiro da empreiteira, que por sua vez disse que teria como pagar os funcionários. “Quem sai prejudicado é o trabalhador. O erro da D6 foi não ter exigido a documentação [dos funcionários] no início”, comenta Edemilson.

Halisson Souza, proprietário da D6 Empreendimentos, reitera que a empresa nunca deixou de pagar seus funcionários. Segundo Halisson, o dinheiro que não foi pago foi bloqueado pelo setor jurídico por conta da falta de documentação apresentada pela empreiteira.

“O contrato com o empreiteiro está sendo rescindido. Ele não trabalha mais com a D6. Todos os colaboradores, em conjunto com o sindicato, serão pagos. Esse pagamento será homologado em juízo, para nada mais restar à D6”, afirma Halisson. 

A equipe de reportagem do DIARINHO tentou contato com o proprietário da empreiteira CR, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto. O Siticon e a D6 informaram que também não estão conseguindo contato com o proprietário da CR por telefone ou e-mail.

Continua depois da publicidade






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.2


TV DIARINHO


🔥🚗 CARRO PEGOU FOGO! | Um Ford Fusion foi destruído por um incêndio neste sábado na orla de Balneário ...



Especiais

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

CRISE NA MORADIA

COP30 escancara crise de moradia, energia e água em Belém

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

CRIMES DA DITADURA

Entidades vão levar a Lula proposta de Comissão Indígena da Verdade de crimes da ditadura

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Ministro do Trabalho e do Emprego

MTE perde 19 coordenadores e haverá reação se JBS não entrar na lista do trabalho escravo

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Lei Magnitsky

Gilmar Mendes vira principal alvo de Paulo Figueiredo para Magnitsky nos EUA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas

NATUREZA

Amazônia enfrenta escalada inédita de temperaturas extremas em áreas ainda preservadas



Blogs

Choque

Blog do JC

Choque

🧠 Saúde mental: mais de 1 bilhão de pessoas afetadas

Espaço Saúde

🧠 Saúde mental: mais de 1 bilhão de pessoas afetadas

Vitor Kley

Blog da Jackie

Vitor Kley

 VOLTA DOS CAFÉS

Blog do Magru

VOLTA DOS CAFÉS



Diz aí

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

Diz aí, Pavan!

"Comprem em Camboriú porque vai valorizar. Camboriú é a bola da vez"

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

Diz aí, Anna Carolina!

"Não pense que eu vou ficar os quatro anos fora da Câmara"

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.