Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, mostram que quatro cidades da região encerraram 2023 com os maiores saldos na geração de empregos com carteira assinada. A lista é liderada por Navegantes, Itapema e Camboriú, com Itajaí vindo na 5ª posição. No top 20 das maiores cidades, Balneário Camboriú aparece em 11º lugar.
Na comparação com 2022, Navegantes teve a maior variação de pessoas empregadas, com taxa de 9,6%, após saldo de 2228 admissões. Em Itapema, o percentual foi de 6,9%, com 1836 empregos ...
Na comparação com 2022, Navegantes teve a maior variação de pessoas empregadas, com taxa de 9,6%, após saldo de 2228 admissões. Em Itapema, o percentual foi de 6,9%, com 1836 empregos de saldo. Já Camboriú teve um saldo de 770 novos empregos, num crescimento de 6,4% em relação ao ano anterior, que colocou a cidade na 3ª posição do ranking estadual.
Os setores de construção e serviços puxaram a alta na geração de empregos nas três cidades. Em Navegantes, os serviços foram responsáveis por 1288 do saldo total. Já em Camboriú e Itapema, a construção respondeu pela maior fatia dos novos empregos. Atrás de Palhoça, Itajaí registrou alta de 5,9% no período, terminando o ano com saldo de 6262 vagas.
Camboriú avança
De acordo com a presidente da Associação Empresarial de Balneário Camboriú e Camboriú (Acibalc), Katia Tonioti, o resultado pra Camboriú mostra o processo de crescimento que a cidade vem passando. Os setores de construção, serviços e comércio foram os que mais contribuíram na geração de empregos.
“Por trás de cada vaga oferecida, tem empreendedores investindo na cidade e suas famílias que movimentam a economia da região”, destaca. Segundo o levantamento do Sebrae, com dados da Receita Federal, Camboriú possui hoje 17.179 empresas ativas.
Katia ressalta que a Acibalc tem acompanhado a evolução da cidade e trabalha para integrar os empreendedores, gerando novas oportunidades de negócios e tornando o ambiente empresarial mais próspero.
“Recentemente, em conjunto com o Núcleo de Empresários de Camboriú, conseguimos aprovar a implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que vai trazer grandes benefícios para a economia local e qualidade de vida aos moradores”, comenta.
O chamado DEL une parceiros públicos, setor empresarial e participantes não governamentais pra melhorar as condições de crescimento econômico e da geração de empregos. O programa inicia a primeira etapa de implantação neste mês, com a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Fundo de Desenvolvimento.
De acordo com Cassio de Paula, coordenador do Núcleo de Empresários de Camboriú da Acibalc, o processo pretende buscar um alinhamento das primeiras ações, que passarão pela Câmara de Vereadores. “Será criado um projeto de lei que irá implementar o Conselho e o Fundo”, informa.
Variação de pessoas empregadas em 2023
- Em relação a 2022, nas 20 maiores cidades de SC
Navegantes: 9,65%
Itapema: 6,91%
Camboriú: 6,47%
Palhoça: 6,09%
Itajaí: 5,97%
Joinville: 4,3%
Chapecó: 3,46%
Tubarão: 3,18%
Criciúma: 2,68%
São José: 2,51%
Baln. Camboriú: 2,24%
Concórdia: 2,24%
Jaraguá do Sul: 1,88%
Florianópolis: 1,83%
Blumenau: 0,52%
Lages: 0,01%
Brusque: -0,53%
Caçador: -1,22%
Rio do Sul: -1,39%
São Bento do Sul: -3,8%