Região

Protetora independente denuncia administração de abrigo animal de Penha e Piçarras

Surto viral e falta de cuidado dos animais deixaram ativista preocupada

Protetora independente denuncia administração de abrigo animal de Penha (Fotos: Reprodução)
Protetora independente denuncia administração de abrigo animal de Penha (Fotos: Reprodução)
miniatura galeria
miniatura galeria


Uma protetora independente decidiu trazer a público uma denúncia contra a gestão do abrigo animal do Grupo de Operações e Resgate (GOR) de Balneário Piçarras, que também atende os animais vindos de Penha. A ativista entrou em contato com o DIARINHO na última semana para expor o caso. 
A primeira denúncia se refere à situação descoberta pela protetora após ter levado para casa uma das cachorrinhas do abrigo, no final de 2023. A doguinha foi levada ao veterinário, que a diagnosticou com Cinomose. Porém, a realidade era de um surto generalizado. Foi constatado que muitos dos animais do abrigo também estavam com o vírus, que é conhecido por ser altamente contagioso. Com isso, o abrigo teve que ser isolado por 60 dias e nenhum animal poderia entrar ou sair. 
Segundo a prefeitura de Balneário Piçarras, o prazo de isolamento foi cumprido. No dia 7 de fevereiro, os animais do abrigo foram testados novamente, e foi constatado que estavam saudáveis, segundo a prefeitura. Desde então, o espaço voltou à ativa. 
Pedro Henrique da Silva, presidente do GOR, explica que o grupo está ciente do caso e inclusive visitou o abrigo duas vezes por conta do surto viral. “Referente ao caso de cinomose, assim como diversos abrigos e clínicas que tem uma rotatividade muito grande de animais, é praticamente inevitável não ter a cinomose. Muitas vezes os animais estão assintomáticos e só manifestam a doença quando a imunidade baixa”, explica Pedro. 
O presidente ainda ressalta que o médico veterinário responsável pode atender os animais do abrigo de cada cidade é contratado pela  prefeitura. Logo, cabe ao veterinário designado pelo município constatar ou não a situação de maus-tratos. “Nós apenas somos responsáveis pelo transporte e acolhimento do animal recolhido”, pontua. 
“A queixa é relacionada à forma que eles estão trabalhando. Teve essa questão do isolamento, que só foi feito porque eu fiz a denúncia. Teve agora a questão do animal em situação de maus-tratos, da qual eles alegaram que não era”, acrescenta a protetora. 
O caso de maus-tratos citado pela ativista teria sido denunciado na semana passada. O GOR foi acionado para o resgate de uma mãe e um filhote de cachorro na avenida geral da Santa Lídia, em Penha, que estavam presos na laje de uma casa sem comida. 
Segundo a protetora, não foi constatada a situação de maus-tratos. Porém, a mulher acolheu o filhote, e descobriu que o doguinho estava com a córnea furada, e com sarna no ouvido, além de verminose, anemia e pulgas. “Uma córnea furada e eles não detectaram que isso é maus-tratos? A lei diz que tem que levar o animal para o veterinário, que a falta de socorro ao veterinário configura maus-tratos, é essa a denúncia”, acusa a protetora. 
A mulher ainda acrescenta que a denúncia também é sobre a falta de fiscalização dos municípios em relação à empresa contratada, que ao seu ver “não possui nenhum conhecimento técnico do assunto”. 
Contraponto
A prefeitura de Penha nega a situação de maus-tratos e afirma que o GOR foi até a residência denunciada em três dias. No dia 26 de fevereiro, foi constatado que os animais realmente estavam na laje, mas que estavam bem. O grupo então solicitou que os tutores retirassem os animais da laje, para sua segurança e bem-estar.
No dia 27 de fevereiro, após novas denúncias, o GOR foi novamente até o local acompanhado do veterinário responsável. Foi constatado que os animais não estavam na laje e que os tutores haviam cumprido as orientações do primeiro dia. 
No dia seguinte, 28 de fevereiro, o GOR recebeu uma foto da cadela na laje e as equipes retornaram mais uma vez ao local. Chegando lá, foi constatado que os animais estavam no local e todos estavam sadios, tendo água, comida e abrigo.
“Os animais foram examinados e inspecionados por mim, todos livres de ectoparasitas, escore corporal ideal, sem nenhum tipo de patologia, animais sadios, alimentação e água livre para todos, local adequado para dormirem, protegido do sol e de chuva, proprietário ainda mostrou que realizava administração de suplementos em cadela, durante o período de amamentação”, consta o relatório do médico veterinário responsável.

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!



WhatsAPP DIARINHO


Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.96


TV DIARINHO


🚨 OPERAÇÃO NO MATADOURO! | Cinco pessoas foram presas por tráfico de drogas em Itajaí. A ação da PM ...



Especiais

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

RIO DE JANEIRO

Entre a polícia e o tráfico, moradoras do Complexo da Penha ficam com os escombros

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

CHEGA DE CHACINAS!

Inteligência, participação social e coordenação: como combater o crime sem chacinas

Nascidos no caos climático

NOVA GERAÇÃO

Nascidos no caos climático

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

CLIMA

Afinal, quanto dinheiro o Brasil recebeu de financiamento climático?

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência

ESCALA 6X1

Boulos substitui Macêdo com desafio de levar temas sociais para Secretaria da Presidência



Blogs

Itajaí ganhará em mobilidade com a Contorno Oeste

Blog do Magru

Itajaí ganhará em mobilidade com a Contorno Oeste

Festa da Lu

Blog da Jackie

Festa da Lu

Tem que dizer tchau

Blog do JC

Tem que dizer tchau



Diz aí

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

Diz aí, Anacleto!

"O Metropol era o melhor time do estado. O Marcílio era o segundo"

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

Diz aí, Rubens!

"Tem que entregar. Ninguém está garantido nesse governo. Nem nós."

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

Diz aí, Níkolas!

“Acho que a atividade-fim tem que se manter 100% pública, que é a educação”

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

Diz aí, Bene!

"Nosso projeto é de clube formador, de dar oportunidades aos jovens talentos"

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”

Diz aí, Thaisa!

“O gargalo que a gente enfrenta é a mão de obra e a qualificação da mão de obra”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.