ITAJAÍ

Lei que obriga o uso de sacolas ecológicas aguarda regulamentação

Proposta prevê que sacolas plásticas comuns não sejam mais usadas nos comércios da cidade

Regulamentação vai determinar como será a fiscalização e a aplicação das penalidades

(fotos: João Batista)
Regulamentação vai determinar como será a fiscalização e a aplicação das penalidades (fotos: João Batista)
miniatura galeria
miniatura galeria

O projeto que obriga o uso de sacos e sacolas ecológicas no lugar de sacos de lixo e sacolas plásticas comuns por estabelecimentos privados e órgãos públicos em Itajaí já virou lei e aguarda o prazo de até 90 dias pra ser regulamentada pelo município. A lei 7611/2024 foi criada em 22 de janeiro, após a aprovação do projeto em dezembro de 2023 pela Câmara de Vereadores.

A proposta foi da vereadora Aline Aranha (UB), como medida pra reduzir o lixo plástico no meio ambiente, considerando que os sacos e sacolas plásticas comuns estão entre os principais ...

Já tem cadastro? Clique aqui

Quer ler notícias de graça no DIARINHO?
Faça seu cadastro e tenha
10 acessos mensais

Ou assine o DIARINHO agora
e tenha acesso ilimitado!

A proposta foi da vereadora Aline Aranha (UB), como medida pra reduzir o lixo plástico no meio ambiente, considerando que os sacos e sacolas plásticas comuns estão entre os principais poluentes. A lei prevê que comércios e órgãos públicos devem trocar os sacos plásticos de lixo e as sacolas plásticas por sacolas ecológicas, que podem ser de material biodegradável, reciclado ou retornável.

Continua depois da publicidade

A obrigação vale pro acondicionamento, empacotamento, armazenamento ou transporte de resíduos ou produtos vendidos ou até mesmo fornecidos gratuitamente pelos estabelecimentos e entidades. O descumprimento da medida prevê notificação, multa de quase R$ 700 e interdição da atividade até a correção das irregularidades, podendo, em último caso, ocorrer a cassação do alvará de funcionamento.

A regulamentação, que deve ser definida pela prefeitura, vai ordenar o funcionamento da lei, como será a fiscalização e a aplicação das penalidades, e qual órgão ficará responsável por fiscalizar. A Associação Catarinense dos Supermercadistas informou que já teve acesso à lei. O departamento jurídico da entidade analisa o texto pra dar um parecer oficial sobre o tema.

1000 anos pra decompor o plástico

A vereadora Aline destaca que a proposta foi inspirada em práticas já adotadas na Europa e em cidades como Jacareí (SP), Belo Horizonte (MG) e Marília (SP), onde a lei municipal gerou jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu a competência dos municípios em editar leis de proteção ambiental. 

A proposta pelo uso de sacolas biodegradáveis leva em conta que elas se dissolvem com mais facilidade na natureza, em até 180 dias. Já um saco plástico normal pode levar até mil anos pra se decompor. “A proposta é não onerar o custo do mercado, é pras pessoas ficarem mais conscientes e trazerem as suas sacolas de casa”, comenta.

Para a vereadora, os estabelecimentos não devem ter dificuldades em se adequar, pois já há empresas com projetos de sustentabilidade que buscam criar maior conscientização dos clientes. Com a lei, a expectativa é que haja um estímulo à mudança de hábitos. “Hoje, eu vejo que isso é tratado com descaso porque é livre. Então é bom o mercado regular e não liberar tanto, e vai criar o hábito das pessoas pegarem mais caixinhas de papelão e levarem suas sacolas. Essa é a intenção”, defende.

 

Continua depois da publicidade

Estratégias devem ser combinadas pra medida ter eficácia, opina advogado

Especialista  defende ações envolvendo educação ambiental e participação dos empresários do ramo

Especialista  defende ações envolvendo educação ambiental e participação dos empresários do ramo

 

Continua depois da publicidade

Para o advogado Gabriel Pereira, da área do direito ambiental, apesar de o projeto ser “louvável” pela intenção de demonstrar preocupação com o meio ambiente, é preciso analisar a eficácia da medida. Ele defende que as ações devem ser combinadas, começando pela educação ambiental, exigindo a participação dos empresários do ramo.

Gabriel lista medidas que passam por dar incentivos aos clientes, como descontos nas compras ou pontos de fidelidade, parcerias com escolas e ONGs, e campanhas que promovam o engajamento da comunidade em projetos como mutirões de limpeza, que alertam sobre os impactos negativos das sacolas plásticas no ambiente.

“Vários supermercados na cidade usam a política do cliente clube. Poderiam oferecer aos seus clientes descontos em determinado dia da semana para aqueles que não utilizarem sacolas plásticas, e o papel do município seria reduzir o imposto municipal para os estabelecimentos que aderirem ao projeto”, sugere.

Continua depois da publicidade

Em parcerias, ele cita que poderiam ser feitas oficinas, palestras e atividades educativas. A proposta do advogado é que líderes comunitários e estabelecimentos comerciais sejam o exemplo, reduzindo o uso de sacolas plásticas e promovendo práticas sustentáveis ligadas diretamente aos consumidores.

Gabriel observa que Itajaí já tem iniciativas que envolvem a comunidade em projetos de limpeza, parques e áreas naturais. Ele avalia que as ações deveriam ser mais bem divulgadas. “Essas estratégias combinadas podem ajudar a promover uma mudança de comportamento em relação ao uso de sacolas plásticas e incentivar práticas mais sustentáveis”, analisa.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.44


TV DIARINHO


📚💬 APOIO NA ESCOLA! O programa “Vida na Escola” vai levar psicólogos e assistentes sociais para as unidades ...



Especiais

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

JULGAMENTO DO GOLPE

O que a TV Justiça não mostrou: momentos marcantes de um julgamento histórico

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

“Nepal já”

Onda bolsonarista é tentativa de inspirar novo 8 de janeiro, diz especialista

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

E agora, Bolsonaro?

As 3 alternativas que poderiam livrar o ex-presidente da prisão

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina



Blogs

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Blog do JC

Exclusivo: Osmar Teixeira deixa o PSD

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

A bordo do esporte

Inteligência Artificial redefine papel das academias e profissionais de fitness

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença

Espaço Saúde

🫀 Coração saudável: pequenos hábitos que fazem grande diferença



Diz aí

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

AO VIVO

Anna Carolina é a entrevistada da semana no Diz aí!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.