MAIS AUTONOMIA
BC distribui aparelhos de visão artificial para cegos
OrCam é capaz de ler e reconhecer tudo que estiver à frente
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A vida de deficientes visuais e pessoas com baixa visão tende a ser de mais inclusão em Balneário Camboriú. A prefeitura distribuiu 20 equipamentos de inteligência e visão artificial que darão mais autonomia a quem sofre com essa deficiência.
Os dispositivos são chamados OrCam MyEye, viabilizados pela empresa Mais Autonomia. No site, cada um custa R$ 14,9 mil, mas em BC foram distribuídos gratuitamente.
O aparelho é pequeno e pode ser acoplado à haste dos óculos. Ele é capaz de reconhecer tudo que estiver à frente, seja uma pessoa, um texto, um rótulo ou cédulas de dinheiro.
O CEO da Mais Autonomia, Doron Sadka, explica que o diferencial é o fato de ele funcionar sem a necessidade de estar conectado à internet.
Além disso, ele possui milhares de produtos cadastrados, o que facilita na hora das compras ou de escolher um alimento na geladeira. “Assim que os desenvolvedores pensaram: criar uma tecnologia que a pessoa pudesse vestir ela. Ela é muito leve, tem 23 gramas”, explica Doron .
A cerimônia de entrega foi na Casa da Família. “É incomparável o momento de hoje com qualquer obra que estamos fazendo. Tudo que nós estamos fazendo de maneira física na cidade, ou seu suposto valor imobiliário, ou seus títulos”, destacou o prefeito Fabrício Oliveira (PL).